Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Dores pós-treino: guia completo para alívio muscular e recuperação otimizada

É normal sentir alguma dor após treinar, mas é possível acelerar a recuperação e diminuir o desconforto com práticas fáceis

Por Lorraine Moreira
21 fev 2025, 17h00
Dor no pós-treino é natural
A dor depois do treino é natural, mas existem formas de aliviar o desconforto (Kindel Media/Pexels)
Continua após publicidade

Praticar exercício físico pode deixar seu corpo com dores. Mas calma, isso não é motivo para você abandonar os treinos. A verdade é que a musculação rompe fibras musculares, criando uma lesão no músculo, que depois é recuperada e leva ao ganho de massa magra ‒ e isso dói. Mas como se livrar do incômodo no pós-treino?

O ganho muscular só acontece quando existe a lesão no músculo e, depois, a recuperação. “Se você só se lesiona e não recupera, não gera ganho”, segundo Thalita de Brito, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

É no intervalo entre os treinos que seu corpo mais se beneficia da atividade. Mas também é entre seis e oito horas ‒ às vezes, até 72 horas ‒ após os exercícios que o desconforto costuma a aparecer.

Ninguém precisa se assustar com dores leves. Mas, se o desconforto durar muito tempo, é sinal de que você se sobrecarregou e deve interromper os exercícios até sentir a melhora.

“Não é aconselhável exagerar na quantidade de peso. Além disso, se a pessoa tem muita dor, pode ser que ela esteja executando um treino inadequado”. Em casos mais sérios, com dores não apenas no músculo, não deixe de procurar um médico.  

Mas como diminuir as dores comuns?

Continua após a publicidade

Melhores estratégias para diminuir a dor no pós-treino

Faça massagens

A massagem é uma forma de suavizar as dores no pós-treino. “Ajuda no relaxamento, sem comprometer o ganho de massa muscular”, de acordo com a nutricionista. Para facilitar, passe um hidratante e faça movimentos leves na região onde dói.

Vá a sauna

Outra maneira de aliviar as dores é na sauna. “Ela pode ser feita depois do treino para relaxar a musculatura e já não é mais associada a perda de massa muscular, então não afeta nos ganhos”, diz Thalita.

Massagem, sauna e alimentação ajudam a aliviar dores do pós-treino
Massagem, sauna e alimentação adequada ajudam qualquer pessoa a ter menos dores depois do treino (Kindel Media/Pexels)

Tenha uma alimentação adequada

A alimentação faz diferença antes, durante e depois do treino. “Consumir proteínas e carboidratos, para repor o glicogênio muscular, é essencial para a recuperação do músculo. Geralmente, as dores intensas no pós-treino estão associadas a uma dieta inadequada”, comenta a especialista.

Continua após a publicidade

Não tome remédios para aliviar as dores

Quando a dor aparece na musculatura, é comum desejar um remédio que relaxe o desconforto. O problema é que isso compromete o ganho de massa muscular. 

“A ideia da musculação é gerar a lesão e, então, a recuperação. Se você toma um anti-inflamatório, por exemplo, depois do treino, ele vai desinflamar o seu músculo, que você queria que inflamasse. Então, medicamentos anti-inflamatórios pós-treino prejudicam o ganho de massa muscular”, explica Thalita. 

Mas, geralmente, quando a pessoa está adaptada ao treino e se alimenta bem, não tem dores muito fortes, de acordo com ela. Quem sente desconfortos extremamente intensos precisa buscar ajuda médica, porque não é natural.

Respeite o intervalo de tempo

A ansiedade para ter os resultados da academia pode comprometer seu ganho de massa muscular. Se você treina muito, sem respeitar o intervalo de tempo, não vai ter espaço para a recuperação do músculo. E, como a nutricionista disse: sem recuperação, não há ganho de massa magra.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.