Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Chef Juliana Penteado conta os desafios de participar do MasterChef Portugal

A brasileira que integrou o time de jurados vive há sete anos no país e construiu sua marca com sabor, delicadeza e respeito à cultura local

Por Beatriz Lourenço
Atualizado em 29 jan 2025, 07h36 - Publicado em 28 jan 2025, 09h00
A marca registrada da chef Juliana Penteado é o uso dos óleos essenciais
Chef Juliana Penteado conta os desafios de participar do MasterChef Portugal (Gonçalo F. Santos/Divulgação)
Continua após publicidade

A chef Juliana Penteado está imersa no mundo da cozinha desde criança, quando se inscreveu em aulas regulares de gastronomia. Na hora de decidir a carreira, seguiu com a faculdade de nutrição, mas logo passou a fazer o que mais gosta: colocar a mão na massa, literalmente.

Com formação na Le Cordon Bleu de Londres, ela construiu sua carreira trabalhando em restaurantes renomados como o 100 Maneiras, em Lisboa, sob a liderança do chef Ljubomir Stanisic. Em 2018, ela decidiu se estabelecer em Portugal, onde abriu sua própria confeitaria. 

As criações se destacam pela delicadeza e criatividade. Seus doces são temperados com óleos essenciais, criando uma experiência sensorial diferenciada​. Em 2024, Juliana participou como jurada no MasterChef, consolidando-se como uma das vozes mais inovadoras da comida contemporânea​. Abaixo, confira a entrevista completa com a chef:

Quando você notou que queria trabalhar na cozinha?

Juliana Penteado: Comecei a fazer curso de culinária aos 12 anos de idade. Eram três horas de aula por semana que me deixavam muito feliz e confortável. Na hora de prestar vestibular, pensei em nutrição porque era algo ligado à alimentação mas, no terceiro ano, passei a fazer gastronomia também – não consegui deixar essa paixão de lado. 

Trabalhei na Casa Fasano e, depois, me mudei para Paris por querer trabalhar em restaurante. De repente, apareceu uma oportunidade em Portugal e resolvi topar. Viajei por um ano conhecendo a culinária local para tentar entender qual era o meu objetivo – até que resolvi montar minha própria empresa. Foi tudo muito orgânico, as coisas foram acontecendo e tudo deu muito certo.

Chef Juliana Penteado conta os desafios de participar do MasterChef Portugal
Os doces de Juliana Penteado entregam textura, sabor e, claro, amor (Gonçalo F. Santos/Divulgação)

Por que os doces chamaram atenção? 

Juliana Penteado: Entrei para a confeitaria quando me mudei para a Europa. Eu já tinha a influência da Helô, da Helô Doces, chef com quem fiz o curso na infância. Como ela fez Le Cordon Bleu, sempre foi uma referência para mim porque esse também era meu sonho. Lembro de esperar a semana toda para poder voltar para a cozinha dela e aprender mais naquele ambiente tão especial. 

Continua após a publicidade

Esses momentos tão bons criaram raízes muito profundas em mim, na minha personalidade. Além disso, sinto que os doces são uma recompensa para dias difíceis – eles demonstram afeto, carinho e trocas afetivas. O doce agrada, traz conforto e acolhimento. Meu trabalho está ligado com essa simbologia.

Como você criou sua assinatura e como os óleos essenciais transformam as receitas?

Juliana Penteado: É engraçado porque não fiz isso de uma forma pensada, mas hoje vejo muito essa assinatura a partir das cores, dos elementos usados e até na hora que preparo o menu semanal. Me preocupo com a textura, com os sabores sazonais e com o aroma pois acho que, quando você dá uma dentada em um doce, precisa viver toda a experiência que ele propõe.

Os óleos essenciais não têm propriedades terapêuticas, eles trazem o aroma para a receita. Minha mãe usava os óleos essenciais comigo e com a minha irmã quando éramos criança e acabei encontrando uma marca francesa que os produz especificamente para fins culinários. Para mim, incluir esse ingrediente é trazer um pouco da minha história e do meu afeto para a marca.

Os doces de Juliana Penteado entregam textura, sabor e, claro, amor
Chef Juliana Penteado conta os desafios de participar do MasterChef Portugal (MasterChef Portugal/Divulgação)

O que Portugal te ensinou sobre confeitaria?

Juliana Penteado: Quando decidi viver em Portugal, resolvi entender a cultura local. É claro que nunca deixamos nossa essência de lado, mas precisamos aprender sobre o outro. A gastronomia daqui é muito diferente, o público tem outro paladar – e a gente tem que respeitar isso. 

Continua após a publicidade

Fiz uma viagem que dei o nome de Rota Amarela. Percorri Portugal de norte a sul para conhecer os doces e acabei ouvindo histórias que me tocaram a partir da essência, da alma e do brilho das pessoas. Foi o momento em que criei raízes e pude ver a força da herança de família que eles trazem em tudo o que fazem. 

Como foi sua participação no MasterChef Portugal?

Juliana Penteado: Foi um super reconhecimento, sem sombra de dúvidas. Cheguei a ouvir algumas falas preconceituosas mas, quando o programa começou, senti que essas pessoas entenderam que eu não cheguei para impor minha brasilidade – apesar de ter muito orgulho de ser brasileira.

Também foi um desafio incrível e uma das melhores experiências da minha vida. Fiquei extremamente surpresa quando me chamaram, apesar de ser uma responsabilidade gigante.

Eu tratava com pessoas que sonhavam em entrar para a gastronomia e, quando lidamos com sonhos, precisamos ser delicados na hora de passar qualquer informação ou feedback. Qualquer olhar ou fala torta, você pode derrubar o encanto que o outro tem pela profissão. Tentei ter um olhar muito humano. 

O que é mais importante: a técnica, o sabor, a apresentação ou a identidade?

Juliana Penteado: O melhor prato é quando você tem tudo isso, sem sombra de dúvidas. Se tiver que escolher, é o sabor. Uma comida tem que ter alma e ser feita com amor!

Continua após a publicidade

De qualquer forma, esses processos estão todos interligados – o desenvolvimento de um prato passa pela receita, apresentação e um bom resultado. O sabor está acima de tudo, mas é muito importante ter uma apresentação bacana, um bom porcionamento e pensar na escolha dos ingredientes para que tudo esteja em harmonia.

View this post on Instagram

A post shared by Juliana Penteado (@juliana__penteado)

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.