Com o envelhecimento, é normal aumentar o número de cabelos brancos, que já contam com uma textura porosa. Só que a fibra fica mais ressecada naturalmente e as chances da mulher ter queda capilar aumentam consideravelmente.
Tudo isso pode ser reflexo da menopausa, uma etapa da vida da mulher, entre os 45 e 55 anos, em que ela para de menstruar, por conta das alterações hormonais, e impacta na saúde física, mental e que ainda pode trazer consequências negativas para as madeixas.
+ Sintomas da menopausa exigem um olhar para si
Mas eu trouxe algumas dicas que vão ajudar nos cuidados com os fios. Veja:
Mudo os produtos: sim ou não?
Eu sei que você lê, pesquisa e testa vários shampoos e condicionadores até encontrar aquela linha que dá match. Um dia simplesmente parece que ela não funciona mais.
E isso acontece por conta das mudanças que acabei de citar. Por isso, o primeiro passo é reavaliar todos os produtos que você está usando, inclusive, pedindo ajuda ao seu cabeleireiro.
+ Dia Mundial da Menopausa: dá para diminuir o desconforto
Cabelos ressecados pedem por nutrição
Pode ser a linha completa, mas o principal é a máscara de tratamento para nutrir. Como ela repõe proteínas perdidas, inclusive por processos químicos e físicos, ajuda a deixar os fios emolientes, macios e brilhantes.
Vale lembrar que você deve passar de duas a três vezes na semana. A minha dica é começar aplicando do meio sentido pontas, deixe agir por cinco minutinhos e pronto, isso vai fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Como finalizar?
Invista em spray de brilho, CC Cream (com proteção térmica e proteção solar), e óleo de reparação. Aliás, esse óleo serve ainda para fazer uma umectação nas madeixas antes de dormir. Lave normalmente no outro dia, isso ajuda a nutrir e a diminuir o frizz.
Meu branco ficou amarelado, o que fazer?
Os fios brancos podem sofrer alterações na tonalidade por diferentes motivos, como o sol sem proteção, fumaça e a oxidação natural. Quando isso acontece, o ideal é utilizar um shampoo desamarelador, aquele que possui um pigmento roxo ou azul.
Ele pode ser aplicado em espaços intervalados, como a cada 15 dias ou mais. Aqui, nessa matéria, falei mais sobre os cuidados com os cabelos brancos.
Queda capilar
Esse problema é um pouco mais complexo. Por isso, indico procurar um bom dermatologista, justamente para verificar suas taxas hormonais e fazer terapias no seu couro cabeludo, como o MMP (microinfusão de medicamentos na pele), que usa uma máquina de tatuagem para infiltrar medicamentos no couro cabeludo, serve para oxigenar e levar os nutrientes para o bulbo, combatendo a queda, e melhorando outras condições.
Lembre-se: para ter um cabelo bonito, é essencial contar com profissionais. Portanto, sempre consulte seu cabeleireiro para que ele possa recomendar produtos e, se necessário, encaminhá-lo a outros especialistas para problemas mais sérios.
Gostou? No vídeo, abaixo, você confere na íntegra como cuidar dos cabelos na menopausa
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.