Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Claudia por apenas 4,00

12 líderes de empresas renomadas compartilham suas trajetórias

O primeiro videocast de CLAUDIA destaca a trajetória, os desafios e as inspirações de 12 mulheres líderes de negócios

Por Beatriz Lourenço
16 set 2025, 09h00 •
O primeiro videocast de CLAUDIA destaca a trajetória, os desafios e as inspirações de 12 mulheres líderes de negócios
O primeiro videocast de CLAUDIA destaca a trajetória, os desafios e as inspirações de 12 mulheres líderes de negócios (Renato Nascimento/CLAUDIA)
Continua após publicidade
  • O universo da liderança executiva ainda está longe de ser igualitário. No cenário global, apenas 6% das empresas têm mulheres como CEO. No Brasil, a pesquisa Sem atalhos, da consultoria Bain & Company, revelou um avanço tímido nos últimos anos: entre 2019 e 2024, a presença feminina nas 250 maiores empresas brasileiras dobrou de 3% para 6%, enquanto a participação em cargos executivos aumentou de 23% para 34%, sinalizando uma evolução que, embora significativa, ainda aponta para um longo caminho a percorrer.

    Quando o recorte é racial, a desigualdade se aprofunda ainda mais. A pesquisa Mulheres Negras na Liderança, realizada pela 99jobs em parceria com o Pacto Global da ONU Brasil, revela que 81% das empresas têm, no máximo, 10% de mulheres negras em posições de comando.

    Outro dado preocupante é o da rotatividade das líderes. Enquanto homens permanecem em média oito anos nos cargos, mulheres ficam apenas cinco e têm 45% mais chances de serem demitidas. 

    É diante desse contexto que nasce o Eu, CEO, primeiro videocast de CLAUDIA para ampliar as vozes daquelas que chegaram aos mais altos níveis de suas carreiras. A série de 12 episódios é conduzida por Helena Galante, diretora da marca, e vai ao ar todas as quintas, às 19h, no canal Veja+, da Samsung TV. Os episódios também estão disponíveis nas redes sociais e YouTube.

    Mari Maria, CEO da Mari Maria Makeup

    Mari Maria é a primeira convidada
    Mari Maria é a primeira convidada “EU, CEO”, videocast de CLAUDIA que destaca mulheres que chegaram no topo da carreira (Renato Nascimento/CLAUDIA)

    Foi a partir da própria vivência que Mari Maria se interessou pelo mundo da beleza: quando criança, ela sofria bullying por ter sardas e chegou a ser deixada de lado pelos amigos que mais confiava. Assim que encontrou, no nécessaire de sua mãe, uma base e um corretivo, não pensou duas vezes antes de testar na pele. Ao se olhar no espelho, se sentiu bonita e confiante.

    O hobby logo virou formação universitária em cosmetologia e, em seguida, o objetivo de sua participação ativa na internet. Hoje, Mari é uma das principais referências no assunto e dona de uma das marcas mais amadas pelos brasileiros.  

    Continua após a publicidade

    Priscyla Laham, Presidente da Microsoft Brasil 

    Priscyla Laham, que participa do novo episódio do videocast “Eu, CEO”, compartilha suas experiências e visões de liderança
    Priscyla Laham, que participa do novo episódio do videocast “Eu, CEO”, compartilha suas experiências e visões de liderança (Renato Nascimento/CLAUDIA)

    É fato que a Inteligência Artificial está mudando o mundo e a forma com que nos relacionamos. Há plataformas que filtram listas de e-mails, criam textos e até mesmo revisam documentos complexos. Para Priscyla Laham, isso pode ajudar o ser humano a diminuir as tarefas repetitivas e estender o tempo criativo.

    Mas, ainda que o Brasil tenha capacidade de avançar no desenvolvimento tecnológico, é preciso fomentar a educação — só assim que esses soft­wares poderão ser usados de forma prática e mais segura. Nesse sentido, o papel da CEO é capacitar seu time para que a empresa seja a líder desse mercado.  

    Carla Assumpção, CEO da Swarovski

    Carla Assumpção, CEO da Swarovski
    Carla Assumpção, CEO da Swarovski (Renato Nascimento/Divulgação)

    Impactar pessoas de maneira positiva é o objetivo de Carla Assumpção. A CEO, que não se via em cargos de liderança, conta que foram seus chefes que perceberam e impulsionaram todo o seu potencial. Segundo ela, o olhar e a ajuda do outro faz uma diferença muito grande na carreira de alguém. É por isso que a liderança humanizada é a base de seu trabalho: “Sou a maestra de uma orquestra muito boa”, diz.

    Continua após a publicidade

    Patrícia Lima, CEO da Simple Organic

    Patrícia Lima, CEO da Simple Organic
    Patrícia Lima, CEO da Simple Organic (Renato Nascimento/Divulgação)

    Há empresas que consideram a maternidade como uma barreira de crescimento para as mulheres. Porém, foi justamente quando estava amamentando sua filha que Patrícia Lima teve a ideia de criar o que seria uma das maiores marcas de clean beauty do Brasil.

    Para ela, a sustentabilidade é um tema caro e cada vez mais importante para garantir um futuro de qualidade para os humanos. Hoje, a executiva se depara com o orgulho da filha ao vê-la liderar uma empresa e garante que, sempre que pode, apoia a pequena em suas decisões.

    Paola Montenegro, CEO da Tarsila do Amaral Licenciamento e Empreendimentos S.A

    Paola Montenegro, CEO da Tarsila do Amaral Licenciamento e Empreendimentos S.A
    Paola Montenegro, CEO da Tarsila do Amaral Licenciamento e Empreendimentos S.A (Renato Nascimento/Divulgação)

    A sobrinha-bisneta da pintora mais consagrada do país é, também, a CEO da empresa que gere esse legado — uma responsabilidade grande que traz inúmeras realizações. Mesmo tímida, Paola Montenegro compartilha que todas as suas decisões são tomadas a partir de seu conhecimento sobre Tarsila.

    Continua após a publicidade

    Sua vontade é de ajudar a democratizar a cultura, além de ampliar o alcance de suas obras. “Estou tentando mostrar quem ela era como ser humano.” 

    Luana Génot, CEO do ID_BR

    Uma empresa que valoriza a diversidade é capaz de superar os desafios com mais facilidade. Isso porque diferentes pontos de vista garantem uma gama ampla de soluções. O ID_BR, fundado por Luana Génot, impulsiona a transformação da sociedade por meio da aceleração da igualdade racial.

    Transformar o “não” em “sim” é seu maior objetivo: “Precisamos entender quem tem sensibilidade para falar sobre o assunto para criar aliados potentes que ajudam nossa trajetória.” 

    Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa

    Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa
    Margareth Brepohl, CEO da Lapinha Spa (Renato Nascimento/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Margareth Brepohl conduz o spa com uma visão que alia medicina baseada em evidências a uma prática holística, integrando corpo, mente e conexão com a natureza. Em 2021, a empresa foi eleita como Spa Sustentável do Ano pelo World Spa & Wellness Awards — sendo a única representante do Brasil e da América Latina na categoria.

    Seu modo de liderar é sensível e focado também no bem-estar dos colaboradores. “Hoje, me sinto mais responsável não só pela perpetuidade da empresa, mas pela retenção de talentos — que passa por melhores salários.”

    Camila Coutinho, CEO da GE Beauty

    Camila Coutinho, CEO da GE Beauty
    Camila Coutinho, CEO da GE Beauty (Renato Nascimento/Divulgação)

    Pioneira no universo digital no Brasil como blogueira de moda e beleza, Camila Coutinho é uma empresária que tem compromisso com o empoderamento feminino e sustentabilidade. É por isso que ela criou o GE Formando Líderes, programa de mentoria voltado a mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade.

    Segundo ela, o dinheiro é o primeiro suporte para que elas consigam escolher seus futuros. “As mulheres não são iniciadas a isso como os homens.”

    Continua após a publicidade

    Adriana Barbosa, Diretora executiva da Feira Preta

    Adriana Barbosa, Diretora executiva da Feira Preta
    Adriana Barbosa, Diretora executiva da Feira Preta (Renato Nascimento/Divulgação)

    Visão, liderança e afeto estão no centro da trajetória empreendedora de Adriana Barbosa, que prefere o termo em português “diretora executiva” ao inglês “CEO”. Ela hoje celebra uma iniciativa que apoia milhares de empreendedores negros em setores como moda, tecnologia e gastronomia.

    Após 15 anos, porém, a instituição quebrou — e ela sentiu a necessidade de repensar estratégias e reorganizar a marca. O reposicionamento veio a partir do entendimento do que eles faziam de melhor: a Feira Preta. “Identificamos o que criamos há 20 anos e voltamos para as origens.”

    Juliana Pereira, CEO da Montblanc Brasil

    Juliana Pereira, CEO da Montblanc Brasil
    Juliana Pereira, CEO da Montblanc Brasil (Renato Nascimento/Divulgação)

    A escrita sempre permeou a carreira de Juliana Pereira. Graduada em Letras pela USP, ingressou na Montblanc como gestora de marketing e comunicação. Hoje, ela é a primeira mulher e a primeira brasileira a representar a marca europeia.

    A transição foi natural e reconhecida internamente, pois já participava de decisões estratégicas e acumulava uma visão 360 da companhia no país. Sob sua liderança, a fabricante tornou a escrita um estilo de vida mais moderno e sofisticado. “Pude exercitar toda a minha curiosidade e ter uma formação que me deu ferramentas para buscar novas formas de fazer negócios.”

    Victoria Toni, Diretora de Marca da Hering

    Victoria Toni, Diretora de Marca da Hering
    Victoria Toni, Diretora de Marca da Hering (Renato Nascimento/Divulgação)

    “Um amigo querido que ninguém chama mais para jantar.” É assim que a executiva descreve a Hering antes do reposicionamento da marca. Quando assumiu, em 2024, sua missão foi clara: tornar as campanhas mais aspiracionais e aprimorar a experiência do consumidor — tudo sem abrir mão das suas características femininas.

    Para ela, hoje uma mulher não precisa mais se adaptar ao pensamento masculino, é possível trazer para os negócios tudo o que há de melhor em sua própria visão e sensibilidade.

    Lorice Scalise, CEO da Roche Farma Brasil

    Lorice Scalise, CEO da Roche Farma Brasil
    Lorice Scalise, CEO da Roche Farma Brasil (Renato Nascimento/Divulgação)

    A primeira mulher e a primeira latino-americana a assumir a presidência da área farmacêutica da Roche no Brasil, Lorice Scalise tem sua trajetória marcada pela inovação e por uma liderança transformadora. Reconhecida por investir ativamente na promoção da igualdade de gênero, racial e social, ela chega aos 53 anos com a clareza de quem precisou enfrentar preconceitos e julgamentos  — inclusive os seus próprios — para alcançar o topo.

    Hoje, ela afirma que o maior aprendizado de sua carreira foi compreender que somos nós que definimos nossos caminhos. “Não existem limites; eu os desconstruí todos ao longo da minha trajetória.”

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.