Todo mundo merece uma segunda chance
Aprenda a se dar ou a dar a alguém o direito de recomeçar. Reconhecer o erro é um grande mérito
Clara é presa ao tentar fugir do Brasil, em cena de “Passione”
Foto: Thiago Prado Neris / Divulgação Rede Globo
“A Clara não teve afeto nem estrutura familiar. Ela certamente tem problemas, mas pode virar o jogo. Tem sempre uma segunda chance”, diz Mariana Ximenes, que interpreta a vilã na novela “Passione”. Ninguém faz besteira porque quer. Às vezes, com a melhor das intenções, a gente faz alguma maldade.
Também acontece de acharmos que podemos descontar no outro o que nos fizeram de ruim. É o caso de Clara (Mariana Ximenez), em Passione. Vítima da avó, que a explorou sexualmente durante a infância, a loira decretou vingança contra quem aparecesse no seu caminho. Ameaçou, roubou, humilhou e quase matou o ex-marido Totó (Tony Ramos). Aí, a vida, em sua infinita sabedoria, lhe deu uma nova chance.
O primeiro passo
Recomeçar não depende só do perdão dos outros. É claro que a ex-megera terá que se retratar e, talvez, ainda tenha inimigos. Mas, qualquer que seja seu fim na novela, se quiser mudar, precisará primeiro… perdoar-se.
Infância sofrida justifica maldades?
Ter sido maltratada na infância explica o comportamento de Clara, mas não o justifica. “Quando a criança não é bemcuidada, seu cérebro fica menos sensível. Ela cresce e pode virar alguém sem medo de perdas”, comenta o psiquiatra Marcos Mercadante, convidado a falar sobre o tema no Domingão do Faustão.
Ainda bem que o passado não é o único responsável por nosso comportamento: existe também o livre-arbítrio. Afinal, muita gente teve uma infância sofrida ou leva uma vida dura e nem por isso sai por aí enganando as pessoas, não é mesmo? Então, Clara ainda tem solução!
4 sinais de que você errou
1. Você se afastou das pessoas que mais ama
Enquanto viveu sua farsa na Itália, Clara esteve longe da irmã, que sempre foi seu ponto de equilíbrio.
2. O assunto muda quando você chega
Depois de um tempo, ninguém mais se sentia à vontade para falar na frente da loira…
3. Seus amigos não ligam para você
Sempre que o celular de Clara toca é encrenca. Nunca liga alguém que se importa de fato com ela.
4. Todo mundo parece perseguir você
A moça vive achando que o mundo inteiro está contra ela. Será que são os outros que estão errados?
Clara prestes a dar uma surra na avó que a explorou sexualmente na infância
Foto: Márcio de Souza / Divulgação Rede Globo
Livre-se dos traumas do passado
Alguém lhe fez mal? Tente desculpar de coração. Não há sentimento mais libertador do que o perdão. Quando você é capaz de voltar a uma situação que lhe causou mágoa e olhar o outro com compaixão, sua alma fica livre para se encher de coisas boas. Solte o passado de vez para não deixar que seu futuro seja uma eterna repetição de ressentimentos.
Receita para pedir desculpas após um erro
Ingredientes
– 500 g de reflexão
– 1 unidade de remorso
– 1 maço de “desculpa” ou “me perdoe” (a escolher)
– 1 kg de amor-próprio
– 2 col. (bem cheias!) de força de vontade
– 1 pitada de humor
Modo de fazer
1. Reflita sobre o que aconteceu. Você precisará se colocar no lugar das pessoas envolvidas e se esforçar para analisar a situação pelo olhar de cada uma delas. Deixe descansar por pelo menos 24 horas ou até o remorso aparecer.
2. Avalie sua atitude procurando ser o mais racional possível. Pense se gostaria que agissem assim com você. Se a resposta for negativa, é hora de usar o maço de “desculpa” ou “me perdoe” o quanto baste. Reserve.
3. Pegue seu amor-próprio e relembre suas qualidades. Quando se sentir triste, pense que, ok, o caldo pode até ter entornado em algum momento, mas sempre há uma maneira de aproveitar o que sobrou. Para isso, você precisará de muita força de vontade e uma pitada de humor – o ingrediente que faz a receita toda não desandar. Quando terminar, você descobrirá que rir de si mesma é um ato que demonstra inteligência.