O talento de Thiaguinho vai muito além das letras que grudam na cabeça das pessoas. Recentemente, ele virou sinônimo de estilo. A virada para se transformar em referência na moda aconteceu com o turning point da carreira do cantor. Em 2012, ele deixou a liderança do grupo Exaltasamba, em que esteve durante oito anos, para alçar voo solo. “Nessa época, comecei a me preocupar ainda mais com o meu visual. Passei a me interessar por moda, a pesquisar na internet, a ver catálogos, a reconhecer o que caía melhor em mim e a criar um estilo próprio”, conta.
Foi em meio a esse período de busca que a atriz Fernanda Souza, hoje mulher de Thiaguinho, o apresentou ao stylist Dudu Farias, que passou a cuidar de seu figurino. “Estou sempre atrás de algo novo para ele, que é um homem clássico, mas nem por isso deixa de ser moderno e acompanhar as tendências”, conta o profissional. De tênis com spikes a calçados Louboutin, de jaquetas metalizadas a ternos Tom Ford, o cantor construiu um closet fashionista. “Acho que se vestir bem é uma arte. Há algum tempo, fui citado por um canal especializado como um ícone de moda. Me senti lisonjeado. Na minha cabeça, eu estava apenas cuidando da minha imagem. Depois, compreendi que acabei virando uma referência de maneira de vestir e de corte de cabelo. E isso é uma responsabilidade grande.”
Nada mal para o menino nascido no interior de São Paulo, criado em Mato Grosso do Sul – onde cantava e tocava violão no coral da igreja –, que aos 18 anos participou do reality show Fama, da TV Globo. Não levou o prêmio, mas agarrou com porte de campeão o convite para ser vocalista de um dos grupos de pagode mais populares do Brasil. Aos 33 anos e com uma bem-sucedida carreira solo, ele agora lança um novo trabalho, que celebra sua obra.
O que podemos esperar do DVD Vamo que Vamo?
Esse trabalho tem um clima intimista. Ele foi gravado ao ar livre, no Rio de Janeiro, em um formato de roda de samba. Além das músicas inéditas, incluí regravações de canções dos anos 1990, sons que cresci ouvindo. São hits que canto nos churrascos na minha casa e com os meus amigos.
Onde você busca inspiração para compor?
Minha inspiração costuma vir quando estou dirigindo ou tomando banho. Acho que é porque são momentos em que fico sozinho, com a cabeça mais livre.
Como é a escolha dos looks para os shows?
Tenho a ajuda do Dudu Farias. No início, eu achava algumas peças audaciosas. Hoje, estou acostumado. Sou do tipo que topa tudo. Só não uso itens que limitem meus movimentos no palco. A roupa tem que ser confortável.
No dia a dia, segue a mesma tendência?
Aí sou mais básico. Moro no Rio e, por causa do calor, estou sempre de bermuda. Quando estou em São Paulo, uso mais calça jeans e camiseta básica. Nada com muita informação. Vou mais para a linha clean, com tons de cinza, branco e preto. E faço questão de ir comprar todas as minhas roupas. Às vezes, peço a opinião da Fernanda e do próprio Dudu pelo telefone. Os dois me ajudam muito.
Como é a influência da Fernanda no seu estilo?
Sempre a ouço, até porque é uma opinião importante para mim. Em casa, enquanto tomo banho antes de sair, ela gosta de montar meus looks. Não sei dizer se tem algo que ela prefira que eu use. Pelo menos ela nunca reclamou de nada. (risos)
Peças clássicas, como ternos, têm lugar no seu closet?
Eu adoro colocar terno e gravata! Vibro quando sou convidado para eventos que exigem trajes formais. Acho que herdei isso do meu pai. No meu casamento, segui a sugestão do Luciano Huck, meu amigo e padrinho, e usei um terno Tom Ford, bem clássico, com camisa branca e gravata- -borboleta. Nessas ocasiões, acho que beleza e simplicidade costumam andar juntas.
ELAS FALAM
Fernanda Souza Atriz, casada com o cantor desde 2015.
“Thiago é um menino do bem e bom caráter. Essas são suas características que mais me conquistam. Ele teve uma criação incrível, com uma família atenciosa. Sonhamos em construir uma família assim também. Estou muito feliz por esse momento, em que está cada vez mais presente nos detalhes da própria carreira.”
Luiza Possi – Cantora.
“Já vi o Thiago subir no palco doente e, depois do show, ir direto para o hospital com 40 ºC de febre. Mesmo assim, ele fez a apresentação com a maior alegria do mundo. Foi uma das coisas mais profissionais que já vi. Ele é um cara que canta e arrepia o público porque é sincero e verdadeiro.”