Saiba como fazer uma mudança sem transtorno
Não é preciso enlouquecer na hora de encaixotar e arrumar tudo. Basta seguir algumas dicas valiosas
Para facilitar a mudança, cole uma etiqueta em cada caixa
Foto: Getty Images
Mudanças podem ser um verdadeiro pesadelo se você não tomar alguns cuidados básicos como fazer uma faxina geral na casa nova. Veja algumas dicas práticas para facilitar sua vida nesse momento:
Doe: aproveite o momento de encaixotar as roupas para separar o que você não usa mais. Assim, além de ajudar as pessoas que precisam, você ganha espaço na mudança.
Sem umidade: na casa nova, não encoste os armários e estantes na parede. Utilize uma folha de isopor entre eles. Ela evita que a umidade atinja a madeira e estrague os móveis.
Pela ordem: faça uma faxina geral na casa dois dias antes de a mudança chegar. Depois de descarregar as caixas, desencaixote tudo. Arrume os cômodos por ordem de necessidade. Primeiro, o quarto. Afinal, após tanto trabalho, nada como descansar. Depois, o banheiro, para você tomar um banho relaxante. Em seguida, a cozinha. Deixe as caixas na sala, o último cômodo a ser organizado.
Furando a parede: antes de perfurar a parede da nova casa, consulte o projeto do imóvel para não atingir canos ou as redes de energia e gás.
Proteja os bichos: se você tem um animal de estimação, procure não envolvê-lo na mudança. O ideal é deixá-lo na casa de amigos. Caso não seja possível, existem hotéis especializados em atender seu pet.
Necessidades: coloque na mesma caixa os objetos que você usa com mais frequência no dia a dia, como suas peças de roupa preferidas, os medicamentos, o computador e as agendas.
Organize-se
Antes da mudança: visite a casa ou o apartamento para onde você vai se mudar. Antes de levar os móveis e eletrodomésticos, faça uma limpeza geral e planeje com antecedência como vai dispô-los nos cômodos.
Transportando a carga: na hora de empacotar, feche bem as caixas. Deixe separado, de preferência com um aviso, o que a transportadora não deve levar. Carregue documentos e objetos de valor com você, para que não sejam extraviados durante a mudança.
Retirada: um dia antes da mudança, retire lustres, cortinas, persianas e instalações que você pretende reutilizar no imóvel para onde vai se mudar. Se for aproveitar cortinas e tapetes da nova residência, mande lavá-los com uma semana de antecedência.
Desmonte: no caso dos móveis sob medida, chame quem montou para desmontar. Se não for possível, procure alguém que tenha conhecimento sobre o assunto.
Na casa nova: coloque os móveis e objetos de decoração de cada espaço em caixas separadas. Nunca misture as coisas do quarto com as da sala. Assim, você vai se adaptar mais facilmente ao novo lar. Escreva o nome do cômodo em cada caixa, para ajudar na hora da distribuição.