Carmen Dell’Orefice, 84 anos, é nova-iorquina e estampa a última edição da revista americana “New You”. Mais de 70 anos depois de sua primeira capa, ela posou para Salvador Dalí aos 13 e foi capa da Vogue americana aos 15. Hoje, continua trabalhando e é considerada a modelo mais velha do mundo em atividade. “Se um Roll Royce está funcionando bem, pra que deixar na garagem?”, diz Carmen, com seus assumidos – e bem-cuidados – cabelos brancos à publicação. “Certamente eu tenho uma vida sexual, por que eu deveria desistir?”, pergunta.
Quebrando a tradicional união entre moda e juventude, grifes apostam cada vez mais em mulheres maduras para estrelar desfiles e campanhas. Joan Didion, 80 anos, também é destaque entre as maduras do mundo da moda. Garota propaganda da primavera deste ano da grife francesa Céline, ganhou os catálogos do mundo todo e tornou-se referência de estilo e atitude. Na mesma onda, a cantora canadense Joni Mitchell, de 71 anos, estampou a campanha da Saint Laurent.
Mais uma marca valorizou a beleza das mulheres mais velhas recentemente. A campanha de verão da italiana Dolce & Gabbana mostrou senhorinhas muito estilosas. O trio apareceu com tradicionais trajes espanhóis: clutches e tiaras ornamentadas que integram a coleção de acessórios desta temporada batizada como “A Espanha e a tourada!”, fotografada pelo próprio Domenico Dolce.
Mulher de negócios, designer de interiores e ícone fashion, Iris Apfel, 93, posou ao lado da modelo Karlie Kloss, 22, para a campanha da Kate Spade New York na última primavera americana. Enquanto a atriz britânica Helen Mirren , 69 anos, é a nova face da marca de cosméticos da L’Oréal Paris. Com bom humor, ela apresenta um produto para suavizar os sinais da idade e brinca que “a idade perfeita é agora”.
Entrando para o time de mulheres mais velhas, outras marcas apostaram na melhor idade para campanhas de sucesso e a gente aprovou: