Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

10 plantas para ter em casa e não colocar seu pet em risco

Com essas plantas, seus animais estarão seguros e você poderá decorar sua casa e cultivar seu jardim com tranquilidade

Por Ligea Paixão (colaboradora)
Atualizado em 27 abr 2021, 10h04 - Publicado em 27 abr 2021, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os amantes dos animais e das plantas geralmente partilham de um obstáculo em comum: como incluir o verde nos espaços da casa, quando se tem um pet?

    Não é segredo para ninguém que as plantas, por mais que sejam agradáveis, muitas vezes são exploradas pelos nossos bichinhos, que arranham, mordem, comem e em alguns casos mais extremos até destroem completamente o ornamento.

    No entanto, o fator preocupante é que muitas plantas são altamente tóxicas para animais. As azaleias e as espirradeiras, por exemplo, são muito apreciadas por sua beleza, mas podem ser letais.

    “Elas possuem substâncias que podem causar problemas digestivos e cardíacos nos pets”, explica Thaís Matos, médica veterinária da área de Confiança & Segurança da DogHero.

    Azaleia e espirradeira
    Da esquerda para direita, a azaleia e a espirradeira. Foto: (Fotos: Karolina Grabowska e Jade87/Pixabay)

    Segundo a especialista, é comum ainda que o animal de estimação, após ingeri-las, se recuse a comer, tenha aumento ou diminuição da frequência cardíaca, diarreia persistente ou com sangue, dor abdominal, enjoo, vômito, perda de coordenação motora, desânimo e convulsões.

    Continua após a publicidade

    Portanto, se você tiver essa espécie de planta em casa dividindo o espaço com seu pet, é aconselhável colocá-las em um lugar mais alto e isolado dos animais.

    Veja algumas dicas cedidas pela Thaís Matos para fazer em caso de uma emergência:

    Plantas pet friendly

    Agora que você já sabe dos perigos que certas plantas podem causar nos pets, vale ficar por dentro dos benefícios, inclusive medicinal, que outras espécies proporcionam a eles.

    “Os efeitos que elas trazem podem variar. Algumas promovem efeito anti-inflamatório, alívio de dor, calmante, relaxante muscular e até auxílio a problemas estomacais e intestinais – quando eles se sentem enjoados ou quando o alimento não caiu bem – por exemplo”, explica Thaís.

    Continua após a publicidade

    Confira uma lista com 10 plantas amigas dos animais e dos humanos:

    Bromélia

    Bromélia
    (Foto: Freepik/ Farhadibrahimzade/Reprodução)

    Excelente atuante no aparelho digestivo do corpo, a bromélia é uma das plantas que podem auxiliar com os problemas estomacais dos bichinho.

    Lavanda

    Lavanda
    (Foto: R391n4/Pixabay)

    O efeito calmante da lavanda é universalmente conhecido, mas a planta também pode ser muito eficiente atuando como cicatrizante.

    Continua após a publicidade

    Orquídea

    Orquídia
    (Foto: Rainer Berns/Pixabay)

    Ainda que exija um cuidado extremo, a orquídea é sem dúvidas uma das plantas preferidas para se ter casa. A sua presença pode gerar aos bichinhos, assim como aos humanos, muita tranquilidade.

    Bambu

    Bambu
    (Foto: Decor Fácil / Pinterest/Reprodução)

    A planta contém substância oxidantes, ou seja, sua presença em casa contribui para a purificação do ar, além de ser um calmante eficiente.

    Crista do Galo (Celosia argentea)

    Crista de galo
    (Foto: Manfred Richter/Pixabay)
    Continua após a publicidade

    A crista de galo geralmente é cultivada em um espaço mais amplo, como um jardim, mas há quem a cultive em vasos também. Para o benefício dos bichinhos, ela fornece ação antioxidante e anti-inflamatória.

    Violeta Perfumada

    violeta perfumada
    (Foto: RitaE/Pixabay)

    A violeta perfumada carrega uma série de benefícios, mas entre os principais aspectos está sua propriedade anti-inflamatória e de alívio da dor.

    Malva-branca

    malva branca
    (foto: Iris Hamelmann/Pixabay)

    Assim como outras plantas já citadas, a Malva-branca, queridinha dos jardim, tem o efeito calmante, mas também se destaca por sua propriedade antioxidante, anti-inflamatória e na atuação do alívio da dor.

    Amor Perfeito 

    amor perfeito
    (Foto: Irmeli Koskenoja/Pixabay)

    Nunca que uma plantinha com este nome poderia fazer mal para os pets! A amor perfeito também possui efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias, estimula a imunidade e pode ser usada como auxílio no controle termal do bichinho, caso ele tenha febre.

    Capuchinha 

    Capuchinha
    (Foto: Lakeblog/Pixabay)

    A capuchinha é uma das espécies que mais cultivada em jardins do que em vasos. Eficiente no auxílio da digestão, ela também é uma planta estimulante, anti-séptica e antibiótica para os bichinhos.

    Erva-de-gato

    erva de gato
    (Foto: Hans Braxmeier/Pixabay)

    A erva-de-gato é uma das mais famosas da lista quando nos referimos aos efeitos benéficos para os animais. Usada mais para gatos, pode ser explorada, principalmente, em dois casos. Se o felino costuma ser muito agitado, ela pode surtir efeito calmante. Já para aqueles que são tranquilos, a planta pode estimulá-lo a brincar e se divertir mais.

    Além desta lista, ainda há algumas outras plantas que são ótimas para se ter em casa, como camomila, hortelã, salsa, tomilho, alecrim, gramíneas, manjericão, erva-cidreira, que, caso sejam ingeridas, não vão gerar problemas aos pets.

    Aposte nessa seleção e concilie a criação dos pets com o cultivo das plantas.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.