O que fazer quando um animal de estimação morre
Seu bichinho querido faleceu? Saiba o que fazer com o corpo dele
Veja como proceder quando morre um animalzinho de estimação
Foto: Getty Images
Perder um animal de estimação é muito triste. Alguns morrem de velhice, outros morrem jovens, vítimas de acidentes ou doenças. Além do susto, o proprietário se depara com um problema: o que fazer com corpo do bichinho após sua morte? Será que enterrar é a melhor opção?
O veterinário Luiz Henrique Guimarães Franco, de Santos (SP), especialista em gestão ambiental, explica que a melhor alternativa é procurar uma clinica veterinária. “O veterinário encaminhará o corpo do animal para a prefeitura. Tratado como lixo hospitalar, ele será incinerado. Outra opção é buscar os serviços particulares de cremação da cidade”, orienta. “Em hipótese alguma enterre no quintal ou sítio”, alerta o veterinário. A prática oferece riscos para a saúde pública. “O corpo decomposto produz necrochorume, líquido que, carregado de bactérias e substâncias tóxicas, contamina o solo e o lençol freático, causando doenças como tétano e hepatite.”
Em algumas cidades, existem cemitérios que abrigam animais. Esses locais devem ter permissão da prefeitura para o seu funcionamento, e devem seguir as exigências dos órgãos competentes (CETESB, Vigilância Sanitária). Se o animal tiver o RGA (registro animal), exigido por algumas prefeituras, é preciso, também, avisar o Centro de Controle de Zoonoses da cidade.