O naked cake (bolo pelado, em tradução livre do inglês) é um tendência crescente para casamentos, especialmente para eventos com decoração rústica.
A aparência clean e natural tornou este estilo de bolo queridinho das noivas. O generoso recheio aparente serve para abrir ainda mais o apetite dos convidados.
“Uma boa parcela dos brasileiros não aprecia o sabor da pasta americana. Os noivos acabam investindo um valor alto em bolos decorados e, muitas vezes, a cobertura fica sobrando no prato dos convidados”, lembra a confeiteira Mariana Gouvêa. Diante disso, muitos noivos têm optado pela versão “pelada” do bolo de noiva.
“Um bom naked cake tem que deixar o convidado com água na boca. As camadas de bolo devem ser cortadas perfeitamente para ficar totalmente alinhadas e o recheio deve estar cremoso e bem à mostra”, explica a confeiteira.
Decoração
Quando se pensa em naked cake, o mix de frutas vermelhas logo vem à cabeça. Morangos, cerejas, mirtilos, amoras, groselhas e framboesas são espalhados pelos andares do bolo e cobertos com uma fina camada de açúcar de confeiteiro.
Flores naturais também rendem um visual lindo ao bolo. Vale usar rosas, ramos de lavanda, margaridas ou outras flores que combinem com a identidade visual da festa. “É possível decorar o naked cake também com flores de açúcar. Elas são idênticas às naturais, mas podem ser consumidas”, sugere Mariana.
Recheios
“A massa de baunilha com recheio de brigadeiro ou beijinho são as apostas preferidas das noivas, mas há outras opções. Eu costumo fazer muitos bolos com massa com pedacinhos de nozes e recheio de doce de leite. O bolo com três brigadeiros – preto, branco e bicho de pé – também agrada, tanto pelo visual quanto pelo sabor”, contou Mariana.
Seja qual for o sabor escolhido pelos noivos, o recheio deve ser ter uma consistência firme. “Se o creme for líquido demais vai umedecer a massa e deixar o bolo empapado”, explica a confeiteira.