Esses 8 hábitos ao usar a máquina podem estar destruindo suas roupas
Lavar do jeito errado pode desgastar tecidos e cores; saiba o que evitar para conservar suas roupas por mais tempo
Se as suas roupas estão juntando bolinhas, desgastando com facilidade e durando pouco tempo, o problema pode estar na lavanderia. Alguns hábitos comuns na hora de lavar as roupas são responsáveis por estragar os tecidos, fazendo com que as peças fiquem com aspecto “antigo” mesmo com pouco uso.
Conversamos com Ariadne Faria, proprietária da tradicional Lavanderia Hiroshima em São Paulo. A seguir, confira oito erros que você pode estar cometendo na hora de lavar suas roupas:
1. Adicionar sabão ou amaciante em excesso
Segundo Ariadne, o produto pode ser um aliado no amaciamento de algumas fibras, desde que usado em quantias proporcionais ao monte de peças e de acordo com as sugestões do fabricante.
Ao contrário do que muitos pensam, usar muito sabão não significa uma limpeza mais eficiente, mas pode deixar resíduos que endurecem e mancham os tecidos, podendo causar até alergias.
2. Colocar muitas roupas de uma vez
Outro hábito comum na hora de lavar as roupas, principalmente nos dias mais corridos, é colocar itens em excesso na máquina. Além de consumir mais energia e desgastar o motor, exceder o limite da lava roupas faz com que as peças não se movimentem direito, de modo que os produtos não se distribuem de maneira eficiente.
O resultado: alguns itens não são lavados corretamente, podendo ficar com resíduos e odores desagradáveis. “Para evitar esse erro, é importante observar a capacidade da máquina no manual de instruções”, sugere Ariadne.
3. Não limpar a máquina de lavar com frequência
“Com o uso frequente, a máquina de lavar tende a acumular em seu filtro resíduos dos tecidos e dos produtos, criando uma borra oleosa que pode manchar as peças”, diz Ariadne.
Por esse motivo, a recomendação da profissional é fazer a limpeza do tambor e do filtro uma vez por semana, evitando desgastes nas roupas e garantindo a funcionalidade ideal da lava roupas.
4. Não separar as roupas corretamente
Não é novidade para ninguém que as roupas devem ser separadas por claras, escuras e coloridas. Mas o que muitos não sabem é que o tipo do tecido também deve ser levado em consideração — de modo que, com o atrito, as peças mais pesadas não comprometam os tecidos mais delicados, explica a proprietária da Lavanderia Hiroshima.
Para uma lavagem segura, é indicado dividir as roupas em grupos:
- Claras: roupas brancas e em tons claros, como bege e cinza claro.
- Escuras: preto e cores escuras, como azul marinho e vinho.
- Coloridas: sabe aquela roupa clara demais para lavar com preto, mas escura demais para lavar com branco? Elas entram aqui.
- Pesadas: peças com tecidos mais grossos, como calças jeans, podem ser lavadas separadamente.
- Delicadas: peças como renda, lã e seda.
- Roupas de treino: tecidos esportivos requerem cuidados específicos na hora da lavagem, como explicaremos adiante.
“Peças delicadas devem ser lavadas em sacos de proteção e em ciclos específicos. Dependendo da sujidade ou da delicadeza do tecido, uma lavanderia especializada é a opção mais segura”, acrescenta.
5. Não tratar as manchas antes da lavagem
Roupas que foram manchadas com gorduras, maquiagens, café, vinho, entre outros, podem ficar ainda mais comprometidas se forem direto para a máquina de lavar.
Fazer um tratamento anterior à lavagem aumenta as chances de remoção das manchas. Nossa dica é aplicar um pouco de detergente, sabão ou produtos específicos diretamente na região manchada, esfregar suavemente e deixar agir por alguns minutos. Depois, é só lavar como de costume.
6. Usar amaciante em todas as peças
Apesar do aroma agradável, algumas peças não devem ser lavadas com amaciante, pois eles não são indicados para todos os tipos de tecidos. São elas: roupas esportivas, peças impermeáveis, roupas de bebês, lã e fibras naturais, e delicados, como seda.
7. Esquecer as roupas na máquina após a lavagem
Nós sabemos, sempre bate uma preguiça de estender as roupas após o término da lavagem… mas é esse hábito que pode estar estragando suas peças. Deixá-las na máquina por muito tempo gera um ambiente úmido e quentinho, perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar mau odor e manchas.
8. Lavar todas as roupas com a mesma temperatura da água
Se a sua lava louças tem a opção de variar a temperatura da água, atenção! A água quente pode prejudicar tecidos delicados e fazer com que elas encolham. Por outro lado, as sujeiras mais pesadas são lavadas de forma mais eficiente com a temperatura elevada. Por isso, sugerimos seguir as orientações das etiquetas de cada peça.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







