Hygge: o conceito dinamarquês sobre felicidade e bem-estar
Saiba como adotar em seu dia a dia o termo usado pela nação considerada a mais feliz do mundo.
Considerado o país mais feliz do mundo segundo a ONU, a Dinamarca possui, assim como a palavra saudade aqui no Brasil, o termo Hygge. Sem tradução em outras línguas e com origem no século 19, o vocábulo é considerado único pelos escandinavos e tem seu significado ou “tradução” ligado a sentimentos, alma, bem estar e aconchego.
Por conta dos longos invernos escandinavos e poucas horas de luz nesses períodos, os dinamarqueses passam muito tempo dentro de suas casas, e surge daí a explicação para um termo com o significado tão amplo.
Sentar-se em frente à lareira e apreciar um bom chá, reunir-se com família e amigos, não seguir regras extremamente rígidas de vida ou alimentação e ter um tempo para si mesmo. Essas são algumas das descrições que traduzem o Hygge.
Portanto, se você achou interessante e quer aderir ao conceito para sua vida, comece com estas pequenas atitudes em sua rotina:
- Preocupe-se com o conforto: criar ambientes ou situações aconchegantes para você e as pessoas que a cercam, isso é primordial na filosofia Hygge.
- Bem-estar: procure fugir de acontecimentos ou pessoas que não te tragam bem-estar ou felicidade.
- Não se prenda à regras: alimentação, estilo de vida, preocupações – tente não se aprisionar nem se privar de coisas boas e que fazem bem à sua alma.
- Exclua a palavra “forçado” de seu vocabulário: qualquer atitude, ação ou comportamento que seja contra a sua vontade fará mal a você e vai totalmente contra a filosofia do Hygge.
- Tempo: tire um tempo de qualidade e realmente apreciado, para você e também para quando estiver com pessoas que ama.
Confira algumas obras literárias que podem te ajudar a entender melhor o Hygge:
- Livro: The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country (O ano em que vivemos como dinamarqueses: descobrindo os segredos do país mais feliz do mundo).
- Livro: How to Be Danish (Como ser dinamarquês).
- Livro: The Little Book Of Hygge (O pequeno livro do Hygge).