“O sonho do casamento pode se tornar um verdadeiro pesadelo”, desabafou a fotógrafa americana Michelle Wilson-Stimson, da cidade de Stamford, em entrevista ao portal The Sun, na última terça-feira (10). A frase, que a princípio pode parecer um tanto quanto trágica, ilustra muito bem a situação vivida por ela nos últimos anos: por conta da ansiedade e do estresse em torno dos preparativos para seu casamento, que aconteceu em 2015, Michelle, duas semanas após a festa, foi diagnosticada com alopecia – doença que tem como principal consequência a perda total ou parcial dos pelos e cabelos em áreas específicas do corpo.
Ela só se deu conta do próprio estado quando, em um belo dia, acordou assustada por perceber a quantidade absurda de tufos de cabelo em seu travesseiro. Já na manhã seguinte, ao se pentear, notou ainda mais mechas em sua escova. Cinco meses depois, o quadro se agravou e Michelle já havia perdido cerca de 90% dos fios.
“Eu fiquei horrorizada. Era para ser um dia lindo e muito especial, mas eu fiquei tão ansiosa que agora estou careca. As pessoas não têm noção do quão estressante pode ser planejar um casamento”, desabafou. Ela conta ainda que, a princípio, estava bem animada com a organização da cerimônia, mas que isso se transformou em um acumulado de situações que causaram ainda mais tensão:
“Esse foi meu segundo casamento e, depois de ouvir algumas piadas de amigos e familiares sobre ter a chamada ‘sorte da segunda vez’, senti como se não pudesse contar com ninguém para me ajudar. Fiquei com medo de ser taxada de ‘noiva louca’, então eu assumi toda a organização do evento, passava noites em claro rodeada por documentos e planilhas”, falou.
Outros momentos desconfortáveis – antes e durante a celebração – também acabaram agravando ainda mais a ansiedade de Michelle. A começar pelo vestido de noiva, que ela optou por comprar online e estava previsto para ser entregue só depois do dia da festa. Além disso, o espaço para a realização da festa teve de ser trocado, a música de sua entrada triunfal parou de tocar enquanto ela ainda estava a caminho do altar e, para completar, alguns convidados não puderam comparecer ao evento, enquanto outros começaram a ir embora bem mais cedo do que o previsto.
No fim das contas, o casamento aconteceu sem mais problemas – o vestido de Michelle chegou a tempo, inclusive. Mas as consequências da alta carga de estresse já começavam a aparecer em seu corpo. Depois de diversas consultas tentando entender o que realmente a havia deixado careca, ela foi diagnosticada com a alopecia:
“O médico me perguntou se eu tinha passado por alguma situação estressante recentemente, e eu quase caí na gargalhada quando contei para ele sobre o casamento. Foi aí que ele me contou que a alopecia foi uma consequência disso. Fiquei de coração partido e, para piorar, os médicos não sabiam me informar se meu cabelo iria crescer de volta”, contou.
Leia Mais: Casal escolhe celebrar casamento no supermercado onde se conheceu
Até hoje, mesmo depois de arriscar alguns tratamentos hormonais, o crescimento dos fios de Michelle não voltou a ser o que era antes. Entretanto, ela confessa ainda ter esperanças de que seus cabelos voltem a crescer, mas agora encara as coisas de maneira um pouco diferente:
“Finalmente eu estou aprendendo a ser feliz e me aceitar como sou, mesmo sem cabelos”, finaliza.