Você sabia que há universidades que aceitam o Enem como se a prova fosse o vestibular?
Foto: Getty Images
O fim do Ensino Médio é um período atribulado para os adolescentes: há pressão para decidir o futuro, trabalhar, passar no vestibular e ainda fazer o Enem.
A sigla, que quer dizer Exame Nacional do Ensino Médio, é um teste realizado pelo Governo Federal uma vez por ano. Há universidades que aceitam o Enem como se a prova fosse o vestibular!
E o melhor: é esse teste que determina se o aluno está apto ou não para receber a ajuda do ProUni, um programa por meio do qual o governo ajuda pais com os custos da faculdade.
1. Não adianta só pensar em estudar! A alimentação saudável e boas horas de sono são essenciais para a boa concentração na prova.
2. Explique que não adianta memorizar o conteúdo, e sim entendê-lo. No Enem, a decoreba não tem vez, e qualquer dúvida deve ser esclarecida com os professores.
3. Faça com ele o download das provas de anos anteriores para conhecer o estilo dos testes.
4. Nas pausas entre os estudos, façam juntos um alongamento. Isso relaxa e ajuda a entender melhor.
5. Incentive-o a ler e escrever para melhorar a redação.
6. Caso a letra dele não seja legível, ele deve escrever em letra de forma. É muito importante que a pessoa que vai corrigir a redação entenda a letra do aluno.
7. Muitas questões abordadas na prova são relacionadas a atualidades. É bom você assistir com ele aos telejornais diários.
8. Selecionar as notícias mais importantes do jornal (ou da internet) e pedir que ele leia é outra boa ideia.
9. Como as provas duram mais de 4 horas, é recomendável que o estudante leve água e alguma coisa para comer, como barrinhas de cereal.
10. Dias antes da prova não adianta se matar de estudar. Essa é a hora de relaxar para chegar preparado no dia. Permita que ele assista a um bom filme com os amigos e se divirta, sem excessos!