Neste sábado (14), será possível observar um eclipse anular do Sol, evento astronômico que acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte da estrela. Desta vez, ele será visível em todo o Brasil. Quer assistir? A gente te conta como!
Onde o eclipse será visível
O eclipse será visível em todo o país, mas com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Segundo o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Natal (RN) e João Pessoa (PB) poderão observar o anel de fogo. No Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco, haverá uma visualização completa. Demais Estados terão visualização parcial.
Como assistir ao eclipse
No Brasil, o eclipse deve ocorrer por volta das 15h, horário de Brasília, e deve durar até 18h. O Observatório Nacional transmitirá ao vivo e em tempo real todo o eclipse, em uma live no Youtube.
Para quem está em Estados em que é possível observar o fenômeno em sua totalidade, fica o alerta: você não deve olhar diretamente para o Sol, mesmo utilizando películas de raio-X ou óculos escuros.