É cada vez mais comum as pessoas se perguntarem se fizeram a coisa certa. Afinal, vivemos um momento em que a carreira é cada mais fluida e híbrida, ou seja, podemos manipulá-la de diferentes formas e não fazer apenas uma só coisa para sempre. E tornar-se empreendedora talvez seja uma boa opção.
O desejo de abrir o próprio negócio é muito comum. Na primeira vez em que você pensa no assunto, parece só haver pontos positivos: horários flexíveis, não ter que responder a ninguém, fazer o que gosta…
No entanto, é importante ter em mente que este é um grande desafio. Isso porque abrir o próprio negócio é arriscado. De acordo com o IBGE, 48% das novas empresas fecham após os primeiros três anos. Por isso é interessante você manter uma fonte de renda.
Mas se a mudança for muito radical, cuidado! “Mudar de carreira é uma atitude radical, portanto, é importante fazer uma boa reflexão para identificar se a mudança é realmente necessária ou se a insatisfação está no seu estilo de vida”, comenta Daniela do Lago, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas e autora do livro “Despertar profissional”.
Pergunte se você quer mesmo mudar de profissão
Nunca é tarde para se realizar em uma nova profissão que traga satisfação. Pergunte se o que você quer é realmente empreender. Imagine sua vida, não só nos anos prósperos, mas nos primeiros, em que os desafios são muitos. Vale a pena? Você está preparada para abrir a sua empresa? Não adianta também se comprometer com este desafio se sua cabeça estiver em outro lugar.
Veja também 5 dicas pra quem quer mudar de profissão.
Estude
Busque se aprimorar na área em que vai administrar. Não precisa ser especialista na área, mas é bom ter um pouco de noção. Veja conselhos valiosos de mulheres que chegaram lá.
Pense na prática
Às vezes você pensa que teve uma ideia revolucionária. Mas antes de abrir o seu próprio negócio, converse com especialistas e com o seu público alvo. Veja se realmente pode dar certo.
Você tem um diferencial?
Ser mulher pode ser o primeiro deles! De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 52% das novas empresas abertas no Brasil com menos de três anos são tocadas pelo público feminino.
Vamos conversar sobre negócios e economia para mulheres?
E não se deixe levar pelo fato de ser mãe ou administrar a casa. Saiba como se dividir entre maternidade e trabalho aqui.
Agora, pensando no seu novo negócio, destaque o seu diferencial. Venda mais barato, tenha um material melhor, ofereça comodidade… Assim você fideliza e atrai seus novos clientes.
Não abrace todas as funções
Para dar conta das duas coisas ao mesmo tempo, é importante que você terceirize as suas atividades. Pense no seu dinheiro de caixa e procure as pessoas certas. Caso você esteja procurando sociedade, saiba como selecionar o sócio certo e fazer o negócio funcionar. Diferenciar tarefas urgentes de importantes também pode ajudar a estabelecer o que é prioridade. Confira dicas aqui.
Deixe o trabalho na hora certa
Quando estiver confiante o suficiente e ter certeza de que aquela fonte de renda pode ser a única, aí é o momento certo. Monte um plano de negócios e tenha planejado o que e quando você precisa cumprir as suas metas.