A escassez de água nos reservatórios que atendem as principais capitais brasileiras não sai das manchetes dos jornais. Atenta ao fato, a atriz Dani Suzuki, que já costumava fazer campanhas para arrecadar alimentos para a Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, decidiu abraçar também a ONG Waves for Water, criada pelo surfista norte-americano Jon Rose em 2009.
O projeto leva a regiões necessitadas, em todo o planeta, meios para obter água limpa e potável. O equipamento usado é simples: um filtro de carvão, alguns tubos, um balde e pequenas conexões para filtrar água e interceptar micro-organismos.
Para ajudar na missão carioca, Dani recrutou Paolla Oliveira e Grazi Massafera. ”Chamei as duas por serem minhas amigas e por saber que são pessoas conscientes, que apoiariam a causa com amor. O projeto é inteligente e emergencial”, afirma.
Além da Cidade de Deus, o grupo estendeu a ação com visitas ao Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, área conhecida por ter abrigado durante anos o maior aterro sanitário da América Latina. ”Em um primeiro momento, os moradores costumam nos receber com desconfiança, pois eles nem sequer estão preocupados com a água suja que utilizam. Querem é ter água. Mas, depois, compreendem que estamos levando recursos que vão diminuir doenças, principalmente nas crianças, e que vão proporcionar uma vida mais saudável a eles”, conta Dani.
Ela lembra o caso de uma mulher que, depois de receber um filtro em casa, disse que aquele era seu bem mais valioso, pois graças à água potável seu bebê não ficava mais doente.
Como ajudar
Informe-se sobre o projeto e faça doações por meio do site wavesforwater.org.
Curta a página @wavesforwater no Facebook e fique por dentro das ações promovidas pela entidade.
Siga @wavesforwater no Instagram e confira as imagens da ONG pelo mundo.