Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Desde 2021 o consumo de produtos sustentáveis mais que dobrou no Brasil

Pesquisa aponta que para 91% dos brasileiros a situação ambiental é muito preocupante

Por Sarah Catherine Seles
26 jul 2022, 09h20
Sustentabilidade
 (|Foto: Photoguns/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma pesquisa inédita realizada pelo Mercado Livre aponta um aumento no consumo de produtos sustentáveis, ou seja, aqueles que promovem a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais. Entre abril de 2021 e março de 2022, os dados coletados na plataforma indicam que o consumo destes itens dobrou no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

O estudo, chamado “Tendências de consumo online com impacto positivo”, mostra que o Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao último levantamento. Além disso, os compradores brasileiros da categoria correspondem a 53%, o que significa um crescimento de mais de 123% em relação à pesquisa anterior, mostrando a grande expansão desses produtos.

Os itens selecionados pela plataforma são aqueles que geram redução de resíduos, produtos reutilizáveis, com material reciclado, composteiras e eletrônicos recondicionados. Os que têm uma produção responsável também foram incluídos e são aqueles com certificações de sustentabilidade (orgânica, de comércio justo, vegana, Empresa B, Origens Brasil, etc.), da sociobiodiversidade e os que são feitos ou comercializados por organizações do Programa Mercado Livre Solidário. Além disso, a eficiência energética e baixa emissão de CO2 também é levada em consideração na seleção.

Desde 2020, quando o estudo passou a ser produzido, é possível observar que no país o crescimento acumulado supera os 45%. Ao analisar o comportamento de compra na região, para mais de 380 mil usuários, a primeira compra na plataforma foi de um produto sustentável, sendo 48% deles no Brasil. Ao todo, o número de empreendedores e marcas que oferecem produtos de impacto positivo atingiu 63 mil e 38% deles se encontram em solo brasileiro.

“Queremos oferecer em um só lugar o maior número possível de produtos sustentáveis, facilitando o processo de compra dos consumidores e promovendo uma visão mais comprometida e abrangente para o planeta e para as pessoas. Estamos conscientes de que as decisões de hoje irão determinar o amanhã, por isso a nossa seção de produtos sustentáveis procura expandir ainda mais a sua variedade e alcance, ao mesmo tempo que continua impulsionando negócios de impacto”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

Continua após a publicidade

“Estamos convencidos de que um futuro melhor começa quando trabalhamos em conjunto com empreendedores de triplo impacto e com os nossos usuários”, completa.

Produtos mais vendidos e buscados

Os 10 produtos mais vendidos no período foram: lâmpada LED, purificador de água, bicicleta, aparelho de ar condicionado com eficiência energética (A ou mais), máquina de lavar e secadora de roupas com eficiência energética, garrafa reutilizável, micro-ondas com eficiência energética, cápsula de café recarregável, geladeira com eficiência energética e coletor menstrual.

A pesquisa também aponta que os termos mais buscados no Mercado Livre foram bicicleta, garrafa térmica, lâmpada solar, copo menstrual, fralda ecológica, carro híbrido, escova de bambu, cápsula reutilizável, composteira doméstica e horta vertical. As categorias buscadas que mais cresceram no país foram purificador de água (82%), garrafa térmica (75%) e fralda ecológica (53%).

Continua após a publicidade

A composição e a qualidade dos produtos são os fatores mais valorizados pelos consumidores no momento da escolha entre  itens sustentáveis e comuns. No Brasil, se destacam produtos feitos com material reciclado, com embalagem reciclável e durabilidade.

Perfil do consumidor

Em abril deste ano, uma pesquisa adicional, realizada com mais de 3.800 usuários da plataforma, mostrou que 32% dos consumidores brasileiros da categoria sustentável tem entre 35 e 44 anos. Já os consumidores acima de 55 anos representam 32% dos compradores.

Entre os países incluídos no levantamento, o Brasil representa 25% das respostas dos consumidores da região, sendo que 91% deles concordaram que “a atual situação ambiental é muito preocupante” devido a fatores como o aquecimento global, contaminação e escassez de água.

Continua após a publicidade

Seção de produtos sustentáveis

Em 2019 a seção de Produtos Sustentáveis foi criada como resultado da campanha anual voltada para essa categoria do Mercado Livre. No site, é disponibilizado aos consumidores uma oferta de produtos com impacto positivo da América Latina, com curadoria permanente. Ao todo, são cerca de 30 categorias e mais de 143 milhões de produtos disponíveis. 

Os itens promovem a redução de resíduos, produzidos de maneira responsável ou com eficiência energética e baixa emissão de CO2. São itens que ainda geram renda para ONGs e instituições, e visibilidade e oportunidade para milhares de empreendedores.

Além disso, o Mercado Livre trabalha para o desenvolvimento de empreendedores de impacto na região, desenvolvendo diversas parcerias, como aquelas com o Sistema B e com o Movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé. A estratégia de Sustentabilidade tem três focos principais de atuação: o desenvolvimento de empreendedores mirando a inclusão digital, comercial e financeira; o empoderamento das comunidades onde a empresa opera por meio de programas de educação e tecnologia; e a redução dos impactos ambientais a partir da medição da pegada de carbono e da regeneração e conservação dos biomas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.