O importante é manter o bebê aquecido durante a lavagem do cabelo
Foto: Getty Images
Mãe de primeira viagem sofre na hora de lavar a cabecinha do bebê, especialmente nos primeiros meses. Mas não precisa ter medo. É só aprender as técnicas corretas e escolher bem o produto para deixar o cabelinho do filhote sempre bonito e cuidado.
O ambiente ideal
O importante é manter o bebê aquecido durante a lavagem da cabeça. Essa é uma região de grande troca de calor, e seu filho passará frio se ficar com os cabelos molhados por muito tempo. Antigamente, era comum enrolar a criança em uma toalha enquanto a cabeça dela era lavada. Mas hoje essa técnica caiu em desuso.
O melhor horário
Não existe hora ideal para dar banho na criança ou lavar seus cabelos. “Em geral, o final da tarde é mais recomendado, pois favorece um sono tranquilo”, diz o pediatra Hamilton Robledo, de São Paulo. Alguns bebês, porém, ficam mais despertos após o banho. Para esses, o horário matutino ou o início da tarde são as melhores escolhas. Em épocas de frio, as lavagens podem ser feitas em dias alternados. Mas, se há crostas lácteas – aquelas casquinhas que descamam no couro cabeludo -, esse cuidado deve ser diário, pois a transpiração agrava o quadro.
O jeito certo
Até o sexto mês, o duto auditivo da criança é mais reto, o que facilita a entrada de água no ouvido. Embora as principais causas de otite nessa fase estejam relacionadas a resfriados e a técnicas erradas de amamentação, é melhor não facilitar. A enfermeira Adriana da Mata, de São Paulo, dá o passo a passo para uma lavagem de cabeça segura.
1. Aqueça a água até atingir cerca de 38º C.
2. Coloque o bebê na banheira e lave primeiro o rosto dele, apenas com água.
3. Apoie a cabeça da criança em uma das mãos posicionando seu dedo médio na entrada de um ouvido e o polegar no outro, para evitar a entrada de água.
4. Com a mão livre, aplique uma pequena quantidade de xampu deslizando os dedos delicadamente ao longo da cabeça.
5. Enxágue jogando água com a mão em concha, em pequenas quantidades, no sentido da testa para a nuca, sempre tomando cuidado para que não entre nenhuma gota no ouvido.
6. Termine o banho rapidamente e envolva o bebê em uma toalha macia, secando-o sem esfregar.
7. Depois de enxugar os cabelos, seque também a parte externa do ouvido, com um cotonete, e a parte de trás das orelhas, para evitar assaduras.
Entre 7 e 8 meses, seu filho estará sentando sozinho, o que facilitará o banho. Apesar disso, na hora de lavar a cabeça, tome cuidado para não deixar que escorra água para o ouvido. Vigie também o relógio: dez minutos é o limite para evitar o ressecamento da pele.
O produto indicado
Nos primeiros seis meses, pode-se usar o próprio sabonete líquido indicado pelo pediatra para o banho para lavar a cabeça da criança. Depois, escolha um xampu específico. É importante usar fórmulas especiais para bebês, que não ardem em contato com os olhos e têm pH neutro.
Os condicionadores, cremes e sprays desembaraçantes, por sua vez, só são indicados a partir de 1 ano e se realmente houver necessidade. Antes dessa idade, eles podem piorar o quadro de crostas lácteas.