As hortas caseiras se tornaram cada vez mais comuns nas grandes cidades. Elas são perfeitas para quem está em busca de uma alimentação feita de alimentos frescos, cheios de nutrientes e livres de agrotóxicos.
Os paisagistas João Jadão e Catê Poli, que assinam o Jardim dos Chefs na 33ª edição da CASACOR São Paulo, listam algumas dicas importantes para criar uma horta dentro de casa.
“É claro que é preciso dedicar certo cuidado, principalmente, com o cultivo, entender o que cada espécie precisa, mas com o tempo você acaba pegando o jeito”, explica João Jadão.
Confira 3 dicas para ter uma horta dentro de casa:
Onde plantar
Não ter um quintal não é um problema. A plantação pode ser feita em qualquer cantinho, desde que tenha uma boa iluminação natural.
“É imprescindível que o espaço receba a luz solar por cerca de 2 a 4 horas por dia para que a planta cresça de forma saudável”, conta Catê.
A plantação pode ser feita diretamente na terra ou em vasinhos. Para a segunda opção, os recipientes devem ter, no mínimo, 30 x 30 cm.
O que plantar
Para quem está começando nas técnicas de plantio, o essencial é começar com plantas de fácil cultivo, como os temperos. Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções.
“A irrigação deve ser feita todos os dias para que o solo esteja sempre úmido e as folhas podem ser colhidas em cerca de dois meses”, indica Catê.
Outros cuidados
Para que o plantio e a colheita deem certo, é preciso ter uma terra bem adubada e com boa quantidade de matéria orgânica.
“Ela precisa estar solta e não pode ser argilosa ou arenosa para que as plantas nasçam bonitas e bem desenvolvidas”, explica João.
Além disso, independentemente do tempo de colheita, é essencial regar as plantas com frequência e, se preciso, usar defensivos naturais para evitar possíveis pragas.
Leia também: 10 utensílios coloridos para você renovar sua cozinha
+ 6 ambientes da CASACOR São Paulo que merecem sua atenção
Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA