Como faço para encerrar um jantar entre amigos? Adoro recebê-los em casa, mas durmo cedo
As especialistas em etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo e Heloisa Penteado ajudam a solucionar esse dilema contemporâneo.
Como faço para encerrar um jantar entre amigos? Adoro recebê-los em casa, mas trabalho muito, tenho filhos pequenos, durmo cedo… E as duas, três da manhã, eles ainda estão na maior animação!
Saia justa comum, ainda mais se os convidados têm estilos de vida diferentes e nem todo mundo precisa acordar cedo. “Não é falta de educação ser sincera”, opina a consultora de etiqueta Heloísa Penteado, de São Paulo. “A chave está no convite: explique, com delicadeza e educação, por que precisa encerrar o encontro até a hora estabelecida.” Claudia Matarazzo, autora de livros como Etiqueta sem Frescura e Casar sem Frescura (ambos da editora Planeta), sugere que o assunto seja inserido no meio da conversa. “Acho que vale mencionar que vai acordar cedo, ou então perguntar com naturalidade: ‘Alguém aceita um último café?’”. Faça como se sentir mais à vontade, só não esquente a cabeça: a ideia é se divertir com pessoas queridas, certo?