Além de relaxar e melhorar a circulação sanguínea, o banho termal ajuda nas crises do sistema respiratório
Foto: Marcelo Curia
No século 19, antes de existirem os medicamentos analgésicos, os banhos de água sulfurosa eram muito utilizados para o alívio das dores físicas. De lá para cá, o ritual acabou se tornando uma tradição não só para efeito terapêutico, mas também como fonte de bem-estar. ”O enxofre, seu ingrediente principal, auxilia nas crises do sistema respiratório, processos inflamatórios, alergias cutâneas e tensão muscular, entre outros benefícios. Para quem está saudável, ele melhora a circulação sanguínea, relaxa a musculatura e revigora o organismo”, justifica a fisioterapeuta Teresa Cristina Alvisi, professora de termalismo da PUC-Poços de Caldas (MG) e diretora das Thermas Antonio Carlos, na mesma cidade.
Gostou da ideia? Confira os principais lugares que oferecem banhos termais com água sulfurosa no Brasil.
Águas de São Pedro (São Paulo): Cidade localizada no interior do estado paulista, ela oferece bastante tranquilidade aos visitantes. Há muito opções de lazer, como as trilhas até as cachoeiras, as lindas paisagens e os esportes radicais.
Poços de Caldas (Minas Gerais): Uma cidade mineira que ainda preserva as construções da época dos cassinos e dos grandes bailes. Programas imperdíveis: a cachoeira Véu das Noivas e o passeio de teleférico até o morro São Domingos.
Araxá (Minas Gerais): O município fica próximo ao Triângulo Mineiro e é repleto de passeios gostosos. Para relaxar, não deixe de conhecer as fontes e termas da região, assim como o Museu Dona Beja, que retrata a história da cidade.
Cipó (Bahia): Localizada em pleno sertão baiano e à margem direita do rio Itapicuru, a cidade fica a cerca de 240 quilômetros de Salvador. A principal opção de lazer são as águas medicinais, que chegam a 35º.
Cachoeira Dourada (Goiás): A cidade faz parte do circuito turístico do Triângulo Mineiro. Cenário perfeito para praticar esportes aquáticos, a cidade tem como principal destino a represa formada pela usina hidrelétrica de Cachoeira Dourada.
Monte Alegre (Pará): Em meio à imensidão verde de planície, a cidade está rodeada de serras, lagos e rios. Ladeiras, mirantes e belas paisagens dão graça e personalidade ao local.
Mallet (Paraná): Localizada na região centro-sul do estado paranaense, a cidade foi construída em meio as trilhos da Estrada de Ferro e às margens do rio Charqueada. Colonizada por ucranianos e poloneses no começo do século XX, Mallet ainda preserva a cultura dos imigrantes.
Piratuba (Santa Catarina): É o principal pólo turístico do Oeste Catarinense. O Parque de Águas Termais, amplo e moderno, é a atração mais procurada pelos visitantes à cidade, que passam o dia se divertindo nas diversas piscinas do lugar.
Marcelino Ramos (Rio Grande do Sul): Conhecida como a ”Terra das Águas”, a cidade está localizada cerca da nascente do rio Uruguai, na divisa com o estado de Santa Catarina. Para lazer, saúde e relax, aproveite as opções de águas terminais.
Fonte: Fábio Lazzerini, geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo.