Comemore pequenas vitórias. Elogie quando ele sair para procurar trabalho e quando conseguir um emprego
Foto: Getty Images
É preciso ensinar os filhos a serem independentes. Veja como prepará-los se ainda são crianças e como ajudá-los a mudar se já são adultos e estão inseguros.
Quando são muito mimados, os filhos podem ficar com medo de enfrentar a vida adulta. O trabalho dos pais deve começar ainda na infância. Para a pessoa se desgarrar da família, é necessário que a relação tenha sido forte na infância, explica a psicóloga Renata Munhoz, que fez mestrado na Universidade de São Paulo sobre adultos que moram com os pais.
Agora, se seu filho já é adulto, ainda dá tempo de dar uma mãozinha! Eles precisam se sentir um pouco desconfortáveis para sair da casa dos pais, sugere Renata. Quando as mudanças começarem, o marmanjo talvez faça chantagem emocional. Mas resista! Nessa hora, pense: estou no caminho certo para deixá-lo independente, diz a psicóloga Olga Tessari.
Como ajudar seu filho adulto a fivar mais independentese:
Você acha que ele não sabe se virar sozinho
· Pouco a pouco, vá delegando as tarefas da casa. Peça que ele dobre as roupas, ajude na limpeza e até cozinhe. Ele vai se sentir mais capaz de se virar por conta própria.
· Deixe seu filho um pouco sozinho: você não precisa parar de fazer coisas prazerosas só para cuidar dele. Viaje mais, saia com as amigas ou com o marido.
· Pare de perguntar tanto se ele se agasalhou, se pegou o guarda-chuva antes de sair ou se comeu direito. Em vez disso, permita que ele aprenda com os próprios erros.
Ele não trabalha
· Estimule-o a procurar um emprego, mesmo que o salário seja baixo. Assim, ele dependerá cada vez menos dos pais e ganhará experiência para conseguir um trabalho melhor.
· Peça para ele compensar as despesas que dá ajudando em casa. Ele pode resolver problemas pela internet, fazer compras, ir ao banco…
· Se ele só fica no quarto e não quer saber de nada, determine as regras de convivência. Por exemplo, diga que só cozinhará se ele lavar as roupas dele.
Trabalha, mas ganha muito pouco
· Não compre o que seu filho pedir, mesmo tendo dinheiro. Se ele reclamar, diga: Eu sei que é difícil para você. Se precisar, estarei aqui. Mas quero que aprenda a se virar sem mim. E ponto final.
· Peça que pague algumas contas da casa. Assim, você dá mais responsabilidade a ele, estimula-o a procurar um emprego melhor e faz com que se sinta adulto.
· Sempre fale com ele sobre o preço das coisas e não ofereça empréstimos que ele não consiga pagar.