A discussão sobre de onde a criança herda sua inteligência não é atual. Afinal de contas, o responsável por essa questão é o pai ou a mãe? Uma série de estudos, é claro, já apontaram que são as mulheres as responsáveis pela inteligência dos filhos.
Uma nova pesquisa feita pelo Research Council Social and Public Health Sciences Unit de Glasgow na Escócia, apontou que o QI (quociente de inteligência) das crianças tende a ser parecido com o das mães.
Logo, o divisor de águas mais importante para a inteligência é de fato a própria mulher. O motivo é que o cromossomo X é o grande responsável por carregar as informações recebidas pelo cérebro.
As mulheres, portanto, têm dois destes cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um (XY). As mães tÊm o dobro de chance de passar sua inteligência aos seus bebês, segundo esses estudos.
Controvérsias
Nem todos os cientistas e pesquisadores concordam com essa teoria do cromossomo X. Alguns estudiosos afirmam que a genética não é o único fator determinante. Segundo a Psychology Spot, cerca de 40% a 60% da inteligência das crianças é herdada dos pais — o restante vem do ambiente que a criança está inserida.
De qualquer forma, é evidente que tanto pais quanto mães devem estimular a inteligência de seus filhos, tanto intelectualmente quanto emocionalmente.
Mais lidas: Confira o chá de bebê de Rael, filho de Isis Valverde
Mãe trabalhar fora não torna os filhos infelizes, aponta estudo
+ VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram