Para transformar a sua casa, nem é preciso inventar ou gastar muito dinheiro. Às vezes, um pequeno e simples objeto pode ganhar nova função na decoração do ambiente. Aposte nos pufes que, além de lindos, são muito práticos e fáceis de combinar. Confira diferentes maneiras de usar esses objetos versáteis:
1. Apoio para os pés
É talvez o uso mais comum dos pufes. Invista num modelo da mesma altura do assento da poltrona ou cadeira. Se quiser um visual chique, use o mesmo revestimento para as duas peças. Modelos com pés de madeira “descolam” o estofado do chão e deixam a peça com visual mais leve.
2. Assento extra para as visitas
Cômodos muito entulhados de móveis dificultam a circulação e deixam a casa com aspecto bagunçado. Em vez de encher a mesa de jantar de cadeiras, que quase nunca serão usadas, esconda alguns pufes pequenos sob outros móveis, como aparadores ou mesas de centro, e use-os quando receber visita.
3. Mesinha de centro ou lateral
Usar um único pufe grande ou agrupar aos pares peças menores na sala pode render uma bela mesa de centro. Opte por materiais resistentes à água, como o couro ecológico, por exemplo. Escolha modelos com o tampo resistente, já que a peça será usada para apoiar objetos de decoração, bebidas ou aperitivos. Os quadrados ficam ótimos na lateral de poltronas e sofás, e servem como apoio para abajures.
4. Criado-mudo
Substituir o tradicional criado-mudo por um pufe quadradinho, além de economizar espaço, é um charme. Compre modelos revestidos de tecido e combine a estampa com o resto da decoração. A ideia é ótima para o quarto das crianças. Faça capas extras de algodão com o personagem favorito delas. Dá para tirar e lavar.
5. Minibar
As salas dos apartamentos de hoje estão cada vez menores. E com isso o antigo barzinho não tem mais espaço na decoração. Para resolver esse problema, existem diversos modelos de pufes com tampas removíveis que servem para guardar as garrafas e mantê-las protegidas de crianças e animais.
6. Um verdadeiro curinga no banheiro
Falta um apoio na hora de se trocar depois do banho? Ter um pufe-baú no banheiro pode ajudar nesse momento e ainda serve para armazenar a roupa suja. Prefira modelos de fibra sintética (que imita vime) ou plástico, materiais que são mais resistentes à umidade.
7. Caixa de brinquedos
A bagunça do quarto das crianças pode diminuir bastante com um espaço extra para guardar os brinquedos. Pufes com tampa guardam objetos antes espalhados pelo chão e são mais eficientes que armários ou estantes altas, pois deixam os brinquedos sempre à mão.
8. Guarda-tudo
Coloque um pufe comprido e com tampa nos pés da sua cama. Nele, guarde lençóis e colchas. Assim, caso esfrie durante a noite, você terá um cobertorzinho sempre por perto.
9. Divisor de ambientes
Os espaços integrados são a tendência do momento. Com isso, os móveis assumem o papel de separar, com elegância, os ambientes. E os pufes fazem isso muito bem! Experimente dividir as sala de estar e jantar com um pufe baixinho, estreito e comprido. Eles dão muita personalidade à decoração.
Dica: muitas lojas oferecem mesas de centro e aparadores que já acompanham os pufes. As peças ficam encaixadinhas no móvel, como no modelo desta foto.