9 medidas simples para economizar até o final do ano
É hora de cortar, pechinchar e dizer não. Enfim, fazer de tudo para conseguir economizar e guardar uma graninha extra até o final do ano.
1. Faça compras mensais
Opte por fazer compras mensais no supermercado e aproveite para adquirir produtos que você usa bastante em embalagens maiores. Além disso, coma antes de ir. Se você estiver com fome, vai ser difícil não encher o carrinho com biscoitinhos, salgadinhos e outras delícias. Ah! E nada de levar os filhos nas compras.
2. Procure o mais barato
Precisa comprar algum eletrônico? Em vez de ficar batendo perna por aí, pesquise o produto nas grandes lojas online. Vale ainda comparar preços em portais especializados, como buscape.com.br, bondfaro.com.br e jacotei.com.br
3. Pare de agir por impulso!
Antes de comprar uma roupa ou um sapato, pergunte-se: “Vou usar mesmo?” Corte os custos supérfluos de modo que tenha uma folga para aplicar ou pagar dívidas. Lembre-se: o cartão de crédito é um parceiro das compras por impulso. Que tal começar a usar apenas o de débito
4. Corte os gastos extra
Avalie o que pode tirar do seu orçamento e não fará muita falta. Exemplos: restaurantes caros, tratamentos de beleza, café da tarde no shopping. O segredo é procurar alternativas de lazer mais em conta. Um jantarzinho com os amigos em casa pode ser tão divertido quanto ir ao barzinho. E sai bem mais barato.
5. Abra o jogo
Não precisa ficar inventando desculpas toda vez que for convidada para um programa caro. Explique que está numa fase de organizar suas finanças.
6. Pague as contas sempre em dia.
Assim não precisará arcar com juros.
7. Re-avalie
Com o valor gasto numa festa de criança em bufê, por exemplo, você pode até comprar um carro usado se aplicar corretamente e deixar o dinheiro render. A festa é realmente necessária? A viagem de férias precisa ser para algum destino internacional? Você precisa mesmo trocar de celular este ano? Pense muito antes de tomar qualquer decisão.
8. Faça escolhas certas
Escolha bem os prestadores de serviço. Vai, por exemplo, reformar algo na casa? Peça indicação de pedreiros aos amigos. Vale mais a pena pagar um bom profissional do que economizar no serviço e depois ter que refazer parte porque não ficou bom.
9. Vá de carona
Converse com a colega do trabalgo e veja se é possível dividir o transporte em alguns dias da semana.