Não é difícil de acumular garrafas – de vidro ou de plástico – na pia de casa; tanto é que o Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado no ano de 2011, apontou que somente 57,1% das embalagens do tipo PET são recicladas.
Mas o que muita gente não sabe, ou até duvida, é que com um pouquinho de criatividade e com a ajuda de materiais baratos como cola, estilete e tintas, esses recipientes, que muitas vezes são descartados pela maioria das famílias brasileiras no lixo convencional, podem se tornar lindos enfeites. Por isso, reunimos 5 ideias super originais para que você se inspire na hora de decorar a casa com garrafas, confira abaixo o passo-a-passo de cada uma delas:
1. Vasos divertidos para plantas
Para criá-los você vai precisar de uma garrafa PET (ou mais, depende de quantos vasinhos você vai preferir); tintas de cores diferentes (neste caso, indicamos a branca e cor-de-rosa bebê); pincel grande de cerdas grossas para pintá-las e um pequeno para fazer os detalhes em rosa; canetinha preta para fazer os detalhes como olhos e bigodes; estilete para cortar as orelhas do coelho e fazer os furinhos na parte inferior (para não acumular água).
Use uma caneta permanente para desenhar as orelhas antes de cortar a garrafa. Corte o recipiente com estilete (pode usar um barbante para não deixá-lo torto na parte de trás) e faça os furinhos na parte inferior para não juntar água. Pinte com a tinta branca, pode passar duas mãos para que não fique transparente, e após esperar secar, faça os detalhes com a tinta rosa usando o pincel menor e com a canetinha preta. Caso deseje que os vasos fiquem suspensos, fure as laterais também com o estilete e pendure uma corda pequena. Pronto, o seu vaso personalizado de gatinhos está feito!
2. Pinguins de plástico
Esta é uma boa ideia para as mamães de plantão: esses enfeites de pinguins de plástico além de super fofos, são super fáceis de fazer. Você vai precisar de duas garrafas PET, uma caneta permanente preta, estilete, tintas branca, preta e coloridas (pode ser laranja, vermelha, azul, depende da sua preferência), cola quente, um molde feito de cartolina cortado no tamanho da parte branca do interior do pinguim para contornar, um pincel médio e um fininho para fazer os detalhes, pequenos retalhos de estampas diversas, verniz e pompons.
Primeiro, use um barbante para medir o fundo dos dois recipientes, depois marque com uma caneta permanente e corte com estilete. Cole as duas partes da garrafa (lembrando que uma deve ser maior que a outra) e pinte duas vezes com a tinta branca as duas partes. Após secar, use o molde de cartolina e a caneta permanente para demarcar a parte que não será pintada de preto: exclua essa área e pinte o restante de preto, exceto a parte menor, que posteriormente será colorida, esta deve estar apenas branca. Faça os detalhes como olhos, e bico usando as tintas coloridas e o pincel fino. A parte superior (que deve ser menor), poderá ser pintada de azul, vermelho ou com o tom escolhido para fazer o gorrinho do pinguim, faça os detalhes de outra cor, espere secar e finalize passando o verniz pelo enfeite inteiro. Amarre o pequeno pedaço de retalho, de modo que este fique parecendo um cachecol e use a cola quente para fixar o pompom colorido em cima da cabeça do bichinho. Pronto, agora você terá lindos enfeites para decorar o quarto do seu pequeno!
3. Retratos engarrafados
Para aquelas que desejam fugir dos retratos convencionais, esta ideia além de super criativa, é muito simples de fazer. Você vai precisar de garrafas de vidro transparentes sem rótulo (deixar as embalagens de molho com sabão é uma boa ideia para retirá-los facilmente), os retratos e alguns pedaços de fitas ou cordas. Para envolver o bico, você pode escolher pedaços de jornal ou de retalhos que combinem com as cores das fitas.
Enrole a foto de modo que ela passe pelo bico da garrafa e use uma vareta comprida para ajustá-la. Estique o pedacinho de jornal ou de retalho na extremidade aberta e finalize com um laço de fita ou corda.
4. Casinha com comida para pássaros
Este enfeite pode ser feito com um molde de casinha de madeira (que seja maior que uma garrafa de vinho), uma garrafa de vidro e uma haste circular de arame para pendurá-la de cabeça para baixo no suporte. Não se esqueça das sementes e de não prender a haste na madeira de modo que a garrafa fique muito rente ao arame, afinal, uma hora a comida precisará ser reposta no recipiente. Caso você queira fazer o suporte, você precisará de pedaços de madeira envernizada, pregos e martelo e muita disposição. Agora, mãos à obra para que o seu jardim fique ainda mais lindo!
5. Galáxias engarrafadas
Que tal fazer este lindo enfeite para decorar o quarto da sua pequena? “Engarrafar uma galáxia” é mais simples do que você imagina: primeiro você vai precisar de uma garrafa de vidro (pode ser pequena ou grande, que possua tampa ou rolha). Depois, você deverá enchê-la de água até a metade e despejar anilina (cuidado, pois este é uma substância tóxica; por isso é indicado que você use luvas descartáveis), que também pode ser substituída por um suco em pó que possua uma cor bem vibrante.
Use um palitinho para mexer a mistura. Coloque uma porção de algodão (precisa ser pequena e de preferência bem desfeita) e adicione o glitter (pode ser colorido ou apenas brilhante, depende da sua preferência). Agora é só fechar a garrafa com cuidado para não vazar, e escolher um lugar bem visível para colocar o seu mais novo enfeite!
LEIA MAIS: Confira outras 9 ideias para reutilizar garrafas de vidro na decoração.