5 destaques da feira de decoração Maison e Objet
Uma das maiores feiras de decoração da Europa propõe um consumo mais ético, justo e ecológico
Sob o tema design virtuoso, esta edição da Maison&Objet, uma das maiores feiras de decoração da Europa, propôs um consumo mais ético, justo e ecológico. Confira os cinco destaques do evento que aconteceu em setembro.
1- More Leve
Os apartamentos encolheram e muito nos últimos tempos. Versões de 40, 30 e até 20 metros quadrados vêm conquistando a geração mais jovem. A mudança impactou o design de interiores. Novos móveis surgiram, mais delgados, mas em formatos surpreendentes e sem abrir mão do estilo. Prova de que é possível fazer bonito mesmo em espaços reduzidos.
Vintage Superatual
As escrivaninhas de parede, sucesso nos anos 1960, são uma boa solução para os cômodos enxutos de hoje. Esta, da marca francesa EnoStudio, tem um desenho bem gráfico. Com os compartimentos fechados, lembra uma das pinturas quadriculadas de Mondrian.
Floresta Particular
Trazer as plantas para dentro de casa, além de tendência absoluta, é uma forma de melhorar a qualidade de vida. A moda agora é usar apoios de ferro de alturas diferentes para compor cantinhos cheios de verde. Este, esmaltado de vermelho, é da marca polonesa Bunjnie.
Mix de materiais
Assinado pela francesa Hartô, o gabinete Gabin tem pegada vintage, mistura ferro e madeira em sua estrutura e traz portas corrediças com textura que remete à palhinha, clássico dos anos 1940 que voltou com tudo nesta temporada.
Só o necessário
Desenhada pelo estúdio dinamarquês Nur (em alemão, “apenas”), a cadeira Lean chama a atenção pelos traços limpos, o encosto geométrico e a paleta de cores elegante. Funciona bem combinada a móveis minimalistas, de madeira clara.
2 – All Black
O preto vem ganhando força a cada estação. Cozinhas com armários e até paredes negras viraram hit nos últimos tempos. Agora, a cor tinge também louças e talheres. Fica perfeita em objetos com design de ponta, deixando tudo com ar mais contemporâneo.
Minimalismo oriental
Ao desenvolver a coleção Skeleton para a empresa belga Valerie Objects, o genial arquiteto japonês Nendo partiu de um princípio: reduzir o material ao mínimo sem perder a funcionalidade dos talheres. A inspiração veio dos raios X (daí o nome, brincando com ossos). Atenção ao detalhe curvo antes do cabo para encaixar na beirada das louças.
Mesa Moderna
Nas louças e porcelanas, o preto sempre foi reservado para bordas e detalhes. A coleção Sakari, da 101 Copenhagen, muda esse jogo. O tom negro tinge pratos e talheres por inteiro nesta linha de cerâmicas artesanais. Nenhuma peça é igual à outra. Os talheres Kogei, com silhueta superdelgada, levam a assinatura de Kristian Sofus Hansen e Tommy Hyldahl.
Chaleira fashionista
Criada pelo designer Michele Delucchi, a nova chaleira elétrica da italiana Alessi tem como referência uma técnica da moda. Batizada de Plissé, ela reproduz no seu corpo o desenho dos tecidos plissados, ganhando uma interessante textura tridimensional.
3 – Ao natural
Tema do evento, o design virtuoso tem nos tons e materiais naturais sua principal forma de expressão, com móveis e objetos de décor que propõem paz e relaxamento. Madeira clara, cerâmica, papel e couro constroem peças repletas de aconchego, mas com detalhes luxuosos e pegada bem atual.
Design zen
Carla Baz foi uma das escolhidas pela direção da feira como talento em ascensão. Um pouco de suas linhas elegantes vem de seu histórico com moda — ela passou pelos ateliês de Vivienne Westwood e da Burberry antes de mergulhar no design de objetos. Na foto, a luminária Maiko, inspirada nos leques usados pelas aprendizes de gueixas.
Renda high-tech
A francesa Line Pierron é apaixonada por impressão 3D. Na luminária Pétala, ela combinou com perfeição o náilon, impresso e depois recortado a laser, e a madeira clara, numa mistura de técnicas artesanais e ultramodernas. O resultado é pura poesia.
Talento Coreano
Junsu Kim foi um dos jovens designers trazidos para a feira pela Korea Craft Design Foundation. Seus bowls da coleção Slice of Life (pedaços de vida) parecem ser feitos de madeira, mas um olhar mais atento descobre que cada peça é construída por muitas tirinhas de couro. Em uma palavra: surpreendente!
Rústico Chic
Paola Paronetto trabalha com a técnica paper clay, ou seja, molda a argila com o papel. O resultado são vasos repletos de veios deixados pela sobreposição do papelão. Aqui e ali, podem ser vistos detalhes lisos, trabalhados com dourado na superfície, o que torna suas criações únicas.
Leia mais: 5 perfis de decoração possível para seguir no Instagram e se inspirar
4 – Dupla Dinâmica
Verde e rosa são os queridinhos da vez entre os tons pastel. E arrastam apaixonados entre os seguidores de tendências. O rosa millenial e o verde Greenery, que se tornaram as cores badaladas das últimas estações, continuam em alta e ganham novas versões, tingindo tecidos, paredes e acessórios.
Sutilezas
Os três jovens designers da italiana OliveLab criaram a luminária Apparenza brincando com a ideia de luz e sombra. Com base preta e detalhes quase transparentes, ela proporciona iluminação suave enquanto seus filtros transformam sombras em formas coloridas.
Forma do Norte
Duas irmãs norueguesas, Sidsel e Ingvild Hemma, são os nomes por trás da Ment, as cerâmicas mais desejadas do evento. Suas criações têm a alma do design nórdico: clean, funcional e de uma beleza invejável. A dupla trabalha em uma antiga fábrica de esquis, no vilarejo de Faberg, de onde saem preciosidades como esta chaleira.
Estação das Flores
Para comemorar seus 40 anos em 2019, a gigante finlandesa de tecidos, Marimekko, lançou várias estampas, que devem surgir em almofadas, tecidos de decoração e também em vestimentas. Esta, repleta de flores em um rosa nada óbvio, com acentuado toque retrô, promete dar um up a qualquer ambiente.
Objeto de desejo
Leve e delicado, o biombo de metal da holandesa Pols Potten lembra as peças com arabescos. O tom pistache e os pés dourados tiram a peça do passado no ato. Fresh, promete fazer sucesso em ambientes descolados.
Leia mais: 20 produtos de design e decoração eleitos por Ana Paula Padrão na Abimad
5 – Pedra sobre pedra
Com o foco nos materiais naturais, o mármore brilha outra vez. Saltou dos pisos e revestimentos e ganhou o palco, acrescentando sofisticação a peças do dia a dia, como castiçais e pesos de mesa. Como ele, o marmorite, um composto desse material, muito usado nos anos 1940, volta à cena e dá vida nova a itens de mobiliário.
Apoio essencial
As tradicionais mesinhas são as estrelas do momento. O modelo Verde, da marca dinamarquesa Woud, tem estrutura de ferro e tampo de marmorite. O formato arredondado dá charme extra, enquanto as bordas de ferro altas ajudam a conter copos e xícaras.
Luz com glamour
A francesa Ooumm é especialista em fragrâncias para ambientes. Mas são seus acessórios que fazem o coração bater mais forte. Além de funcionais, seus castiçais de mármore, como o modelo Áries, fazem bonito como peça de decoração.
Beleza britânica
Mármore preto no tampo, latão e níquel nos pés. A mesa de jantar da inglesa Jonathan Adler é puro charme. Conhecida por usar cores fortes e elementos de humor, aqui a marca apostou em uma combinação clássica.
Mais lidas: Barriga de Meghan fica evidente em look escolhido para evento em Fiji
+ O que é a síndrome que tirou jornalista do ar na Globo
Siga CLAUDIA no Instagram!