20 motivos para deixar o carro na garagem hoje (ou para sempre)
Quem sabe você não explora outros meios de transporte? :)
No dia 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A data é uma forma de incentivar pessoas no mundo todo a buscar uma alternativa mais sustentável do que os veículos automotivos. Problemas como tráfego intenso, poluição sonora e do ar e acidentes figuram entre as principais reclamações de quem utiliza carro (e nós nem começamos a falar sobre quanto custa manter um!). Que tal adotar a ideia algumas vezes na semana, no mês, ou, quem sabe, todos os dias?
1. Diminui a poluição do ar.
Não é novidade que os gases liberados pelos veículos são, em parte, responsáveis pela poluição e também impactam na atmosfera, piorando o efeito estufa. Se por pelo menos um dia a gente puder respirar melhor, já vale a pena, não é?
2. Você passa a ser menos sedentária.
Caminhar para pegar o ônibus, até chegar estação de metrô/trem ou mesmo sair pedalando por aí muda muita coisa no seu corpinho, hein! Spoiler: vai te dar uma canseira/dor no corpo no dia seguinte, na primeira vez. Mas depois passa.
3. Dá para conhecer pontos legais na sua cidade andando.
De repente, você passa em uma rua que tem um café superlegal, descobre uma loja que tem uma senhora muito simpática ou pedacinhos arquitetônicos que passam despercebidos pelos olhos alheios…
4. É um ótimo jeito de colocar em dia as leituras.
Se optar pelo transporte público, a melhor parte do trajeto é poder ler aquele livro que você tanto queria – ou ir estudando para a prova na faculdade no final do dia 🙂
5. Diminui o estresse.
Nada de passar o dia nervosa depois de pegar um belo tráfego para chegar ao trabalho nem se perguntar como as pessoas conseguem tirar carteira de motorista. O máximo que pode rolar é se irritar gente que fica parada do lado esquerdo da escada rolante no metrô
6. Não ter a dor de cabeça de procurar lugar para estacionar
É realmente muito chato sair para jantar ou querer parar em uma loja charmosa que fica na rua e ter que lidar com esse empecilho chamado vaga. E estacionamento com manobrista é apenas uma pequena fortuna $$$.
7. … ou um posto para abastecer.
A gente bem sabe que tanque cheio é um artigo de LUXO.
8. Há menos chance de ser assaltada/sequestrada.
Claro, você continua sujeita à violência, principalmente se morar em alguma metrópole, mas o carro é um item a menos para chamar atenção.
9. E também riscos menores de acidentes, muitas vezes, fatais.
Fatalidades acontecem em qualquer lugar e a todo momento. No entanto, dá para reduzir bastante a possibilidade de você se envolver em um acidente de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, os óbitos chegaram a surpreendentes 42 mil no ano de 2013, bem como os dados do DPVAT indicaram mais de 500 mil indenizações por invalidez referentes aos acidentes de carro.
10. Você vai economizar UMA GRANA.
Seguro, IPVA, estacionamento, gasolina, revisões, manutenção… Coloque no papel todos esses dados e você verá que dá para comprar muito bilhete, bicicleta, patins, skate e o que mais tiver na sua cabeça com esse dinheiro!
11. Menos tempo perdido dentro do carro presa no trânsito.
Você sabia que a bicicleta é o primeiro meio de transporte não motorizado mais rápido? Pois é, amig@s, parece que o jogo virou, não é mesmo?
12. Não vai ser um grande problema errar o caminho.
Porque é mais fácil quando você pode simplesmente ir andando para o lugar certo.
13. Menos momentos inoportunos para ouvir opiniões machistas e desinteressantes sobre a sua direção.
Até quando?
14. Dá para terminar a maquiagem e responder seu WhatsApp sem medo.
E chegar no horário
15. Você vai poder aproveitar absolutamente todo e qualquer happy hour que tiver.
Dica: bicicleta não é uma boa ideia nessas horas, rs.
16. Pode ser o seu exercício físico diário.
Experimente andar dois pontos para frente do seu habitual, subir as escadas do metrô ou ir pedalando para o trabalho/faculdade. Nem precisa se matar nos agachamentos!
17. Você não vai ter que se preocupar com mil coisas antes de viajar.
Sempre vai ter alguém que pode te dar uma carona (ou você pode ir de ônibus para os lugares) e aí você só vai ter que pensar na playlist, separar uns lanchinhos para o trajeto, tirar uma soneca…
18. Seus aumigos vão ficar muito mais felizes com sua escolha.
Dá para levá-los em um belo passeio pela cidade, aproveitando para passar na farmácia, não é mesmo?
19. Não se preocupar com os pontos na carteira.
Imagina que lindo poder andar por aí sem ter que ficar pensando 20 mil vezes se existe alguma chance de tomar uma multa? Por um dia dá!
20. Há muito mais mobilidade e inclusão sem os carros.
Tanto os transportes públicos quanto as bicicletas têm boa acessibilidade para deficientes, como a handbike. Eles são bem mais democráticos 😉