Parece um velho clichê, mas a verdade é que precisamos aprender a ficar sozinha. Aproveitar nossa própria companhia, dar mais voz e poder às suas vontades, sem se preocupar com outra pessoa. E, como experiências, tudo vale a pena, pelo menos uma vez, não é?
1. Ir conhecer aquele restaurante que você tanto quer.
Reprodução/Giphy
Verdade seja dita: é muito chato precisar de companhia, organizar agendas e bater horários para poder conhecer o lugar que abriu ali pertinho da sua casa. Aquele pensamento de “que triste comer sozinha” pode, muito bem, se transformar em “nossa, que máximo, ela comanda a vida dela como quer!” em questão de segundos. E você nunca vai se arrepender de simplesmente ter feito o que queria, sem a opinião de ninguém.
2. Viajar para o destino dos seus sonhos.
Reprodução/Giphy
É tão simples: planejar, comprar e ir! Não precisa esperar ninguém para ver a melhor data, ter que ficar em lugares que você não queria, conhecer pontos que não te interessam e acabar gastando dinheiro em algo que nem era exatamente o seu desejo. E ainda dá para ficar naquele hostel que você adorou, compartilhando banheiro sem dramas e conhecendo gente interessante. Quem não iria gostar?
Veja também: Lugares incríveis para viajar sozinha
3. Tomar um drinque quando estiver com vontade.
Reprodução/Giphy
Sabe quando você tem um dia ~barra~ no trabalho, está cansada, mas não quer ir para casa e ficar olhando para o nada? Ao mesmo tempo, todos os seus amigos têm planos e/ou não estão a fim – e então, você decide ir sozinha mesmo. Ninguém vai te julgar não, amiga, fica tranquila! As pessoas estão mais preocupadas com elas mesmas do que com os outros.
4. Ver o filme que ninguém mais quer ver.
Reprodução/Giphy
Aquele iraniano novo que saiu em um cinema do outro lado da cidade, às 15h da tarde, na sua folga parece uma excelente ideia, não?
5. Curtir um show/festival da sua banda favorita.
Reprodução/Giphy
Pode ser que a sua ~vibe~ seja música eletrônica, enquanto a de todos os seus amigos é sertanejo ou uma banda indie-pop-rock-desconhecida-cult que faz um som “superexperimental”, diferentão. E dificilmente você vai encontrar alguém para te acompanhar nessa – a vantagem é que, chegando lá, você pode encontrar muitas outras pessoas que curtem o mesmo.
6. Dar uma ~fugidinha~ no final de semana para um cantinho longe da cidade.
Reprodução/Giphy
Quando você mora em uma métropole, a vida pode ser bem exaustiva. O mesmo cenário de prédios, poluição, trabalho, faculdade e trânsito suga a energia da gente e, de tempos em tempos, precisamos de uma recarga. E pode ser uma tarde no parque, umas horinhas perto do mar ou em algum lugar secreto cheio de paz, só seu. <3
7. Ir para a balada/festa.
Reprodução/Giphy
Bota aquele look que você adora, uma playlist bem bafo para animar a noite e bora fazer o que você quiser em uma sexta à noite!
8. Cozinhar só para você – mesmo que sobre um pouco.
Reprodução/Giphy
É nessa hora que dá para ~pirar~ e fazer receitas novas, com temperos diferentes e testar todas (ou não) suas habilidades na cozinha. A vantagem é que existem receitas ótimas para uma pessoa só – e, se sobrar, sempre dá para congelar!
Veja mais: DEU RUIM: A websérie sobre cozinha para quem não entende nada sobre isso
9. Fazer o tour bem turístico da sua cidade.
Reprodução/Giphy
Se você sempre quis conhecer o centro, a catedral, o parque ou o museu mais famoso de onde você mora, por que esperar? O rolê é todinho seu, miga.
10. Gastar horas e horas em uma livraria.
Reprodução/Giphy
Olhando obra por obra, lendo alguns e até mesmo decidindo levar uma enorme quantidade. O cheiro de livro novo é algo que sempre deixa a gente feliz, não é?
11. E fazer compras sem pressa.
Reprodução/Giphy
É como tirar o dia só para você: escolher peça por peça, experimentar todas, olhar mais uma vez e experimentar de novo. Até decidir não levar nada, porque você pode!
12. Demorar horas na academia.
Reprodução/Giphy
Para quem gosta de malhar, não depender de outra pessoa para acompanhar é ótimo. Dá para fazer o treino de musculação, depois ir à aula de spinning, comer algo na lanchonete e seguir para uma aula relaxante de ioga. Sem pressa.
13. Pular de paraquedas ou bungee jump.
Reprodução/Giphy
Tudo bem, é algo que dá medo de ir sozinha. Ainda que você, obviamente, não esteja sozinha – sempre vai ter o(a) instrutor(a) contigo -, é um pouco mais tranquilizador ter alguém do lado para compartilhar o nervosismo. Pode ser uma experiência bem interessante se jogar (literalmente) em algo que abale um pouco suas estruturas.
14. Ver uma exposição ou conhecer um museu.
Reprodução/Giphy
Essa, talvez, seja uma das melhores experiências solas da vida: não precisar conversar com ninguém, ler todas as fichas e olhar item por item sem ninguém atormentando. Que maravilha!
15. Descobrir onde fica o seu ponto G…
Reprodução/Giphy
Corrigindo, esta é a melhor coisa que você pode fazer sozinha na vida! O ponto G, na verdade, é aquele lugar que você (e só você) sabe onde fica. Tocar-se, conhecer e respeitar seu corpo é a melhor maneira de estar bem consigo mesma. Além disso, é o jeito mais eficaz de ensinar alguém sobre o seu prazer.
16. Ir à uma praia de nudismo.
Reprodução/Giphy
A gente bem sabe que nossa relação com o corpo pode ser bem difícil, por isso, ficar pelada na companhia de pessoas conhecidas é complicado. A vantagem de não conhecer ninguém é que você não precisa se preocupar em ser julgada – afinal, quem são essas pessoas na fila do pão?
17. Aprender a fazer um backup do seu computador.
Reprodução/Giphy
Parece coisa de outro mundo, mas é o que salva sua vida quando o notebook resolver pifar. E você não precisa se preocupar em encontrar alguém que possa salvar seus trabalhos, ter que esperar e pagar por isso. Ainda dá tempo de aprender este ano .
18. Mergulhar.
Reprodução/Giphy
Vá fazer o curso que você queria, ir para a praia e desbravar esse mar imenso, cheio de mistérios. E nem é como se você pudesse bater papo embaixo d’água, né?
19. Ir ao karaokê!
Reprodução/Giphy
Escolha a sua canção favorita, tome um drinque (ou não) e mostre ao mundo que o karaokê foi feito para todo mundo brilhar. Aliás, as músicas clássicas fazem sucesso com qualquer plateia.
20. Assistir a um jogo no estádio (ou ginásio)
Reprodução/Giphy
Futebol, vôlei, basquete, handebol ou tênis, não importa: é tão gostoso ver de pertinho seus times e ídolos que você não precisa de mais ninguém. Porque a gente sofre e comemora junto com a galera da torcida toda!