Projeto “Abuso não é amor” pretende atingir 2 milhões de pessoas até 2030
Parceria entre a Yves Saint Laurent Beauté e o Instituto AzMina alerta sobre os 9 sinais de um relacionamento abusivo
Na última segunda-feira, 12/6, a Yves Saint Laurent Beauté e o Instituto AzMina anunciaram o lançamento do programa “Amor não é abuso”, que visa conscientizar mulheres no mundo todo sobre a violência praticada por parceiro íntimo (VPI).
Com mais de 500 mil pessoas beneficiadas pela parceria, o programa, que está indo para o seu terceiro ano de existência lá fora, desembarca no Brasil, com a atriz e empresária Marina Ruy Barbosa como embaixadora. A ideia é disseminar os 9 sinais de abuso (listados abaixo), incluindo a divulgação de vídeos e séries educacionais sobre a conscientização de violência doméstica, abuso físico, sexual e psicológico.
Ignorar: Quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir seus parceiros, ignorando-os propositalmente;
Chantagear: Quando o abusador diz que vai abandonar a pessoa ou expor segredos se não fizer algo ou recusar-se a algo.
Humilhar: Quando o abusador insulta o parceiro, fazendo-o se sentir mal de maneira privada e pública;
Manipular: Quando o abusador usa os sentimentos do parceiro para que eles ajam de certa maneira;
Mostrar ciúmes excessivo: Quando o abusador suspeita de tudo que o parceiro diz ou faz, além de querer atenção total pra si;
Controlar: Quando o parceiro controla absolutamente tudo, como por exemplo: o que veste, o que faz, os lugares que em se está, outras relações etc;
Intrusão: Quando o abusador quer se intrometer nas coisas pessoais do parceiro, como mensagens, redes sociais etc;
Isolar: Quando o abusador isola o parceiro da família e amigos;
Intimidar: Quando o abusador coloca medo em tudo o que se faz.
Segundo a diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil, Sabrina Zanker, a educação ainda é o meio principal para mudar realidades: “Com o objetivo de alertar a população brasileira ainda mais, no Dia dos Namorados, data em que tem um aumento de 20% de violência contra parceiro ou parceira, lançamos um programa que visa colocar mensagens de alerta em banheiros, pontos e terminais de ônibus, e outros 500 espaços no Rio de Janeiro e São Paulo sobre o que não é amor”.
Treinamentos online e recursos educacionais para sobreviventes de relacionamentos abusivos ajudam a compreender melhor a natureza desses comportamentos, além de receberem orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar alguém a sair de situações abusivas.
O programa também inclui o lançamento do aplicativo PenhaS, utilizado para compartilhar informações fundamentais sobre como denunciar abusos, escolher até cinco pessoas de sua confiança para serem acionadas em caso de urgência e um mapa com os serviços públicos de atendimento às sobreviventes de violência em todo o Brasil. O aplicativo está disponível para download nos sistemas IOS e Android.
“Em Yves Saint Laurent Beauté, acreditamos firmemente no apoio à liberdade e à independência das mulheres. Ao aprender sobre a natureza do VPI e sobre como os sinais de abuso, muitas vezes, são escondidos à vista de todos, nossa marca está mais motivada do que nunca para continuar a expansão do programa, apoiando organizações sem fins lucrativos em todo o mundo”, conclui Zanker.
Entre no site do programa para mais informações abusonaoeamor.com.br ou ligue para o 180, Centro de Atendimento à Mulher.
5 máscaras capilares que dão tanto brilho que seu cabelo parece um espelho
Cabelos da Angélica: 6 visuais da apresentadora para copiar já!
Carolina Dieckmann está de visual novo! Confira os detalhes do novo tom
14 cozinhas pequenas cheias de estilo para se inspirar na decoração
Cabelos com curvatura: 6 tendências que estão bombando agora







