Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Descubra o país mais seguro e acolhedor do mundo para as mulheres viverem

Este pequeno país tem uma população de quase 400 mil habitantes, possui a menor desigualdade de gênero do mundo e é conhecido pela beleza natural

Por Lorraine Moreira
6 jun 2025, 16h00
Islândia é melhor país do mundo para as mulheres viverem
A Islândia possui a menor desigualdade de gênero do mundo (@tawatchai07/Freepik)
Continua após publicidade

Não é a mesma coisa ser mulher no Brasil, Japão ou Estados Unidos. Assim como elas mudam de acordo com o país onde nascem, a qualidade de vida pode ser mais ou menos positiva conforme o local onde moram. Mas qual é o melhor país para as mulheres viverem? A resposta é simples: Islândia, palco da majestosa aurora boreal.

Islândia é melhor país para as mulheres viverem

A Islândia é o país com maior igualdade de gênero do mundo. Ela ocupa o primeiro lugar do ranking de países mais igualitários do mundo há 15 anos, segundo o Relatório Global de Diferença de Gênero anual do Fórum Econômico Mundial. 

Lá, o parlamento tem o maior número de deputadas da Europa, a licença parental é equitativa e as empresas devem pagar o mesmo salário para homens e mulheres.

Para se ter ideia da diferença da Islândia para o restante do mundo, o pequeno país europeu tem uma licença maternidade de 13 semanas e paternidade de 12 semanas, além da licença parental adicional de 26 semanas para mães e pais, e todas elas são cobertas por 80% do salário.

“O que a Islândia nos mostra é que o bem-estar das mulheres não é consequência de políticas isoladas”, analisa Luciana Lancerotti, consultora e ex-CMO da Microsoft. “Na Islândia, vemos mais mulheres em espaços de poder, mas sem precisar se moldar ao velho modelo de liderança baseado no controle e no desgaste. Também é um dos poucos países onde o envelhecimento feminino começa a ser visto sem o mesmo peso do apagamento.”

Mas por que a igualdade de gênero é tão importante para a qualidade de vida das mulheres? Conversamos com especialistas e te explicamos.

Continua após a publicidade

Impacto da igualdade de gênero para a qualidade de vida da mulher

Melhor país do mundo para as mulheres viverem
Com políticas que defendem a igualdade de gênero, Islândia é considerado o melhor país para as mulheres viverem (Raul Ling/Pexels)

Quando o país apresenta maior igualdade de gênero, as mulheres possuem mais oportunidades para se desenvolverem e realizarem suas próprias vontades, diminuindo as chances de serem dependentes e potencializando a saúde mental

“Ao não poder escolher sobre sua própria vida, seja carreira, maternidade, corpo ou até o básico, como com quem se relaciona, ela vive em constante estado de tensão. Essa restrição afeta diretamente os sistemas de regulação do estresse no corpo”, explica Mara Leme Martins, PHD, psicóloga e vice-presidente do Business Network International.

Desigualdade adoece

Esse estresse pode evoluir para problemas graves. “Quanto menos possibilidades ela tem de decidir sobre sua vida, mais vulnerável ela se torna a quadros como tristeza crônica, sensação de aprisionamento e baixa autoconfiança”, comenta a psicóloga Brunna Dolgosky.

Continua após a publicidade

Segundo Mara, em contextos mais igualitários, as taxas de ansiedade, depressão e burnout entre mulheres é menor. “Há mais equilíbrio entre demanda e recurso, entre responsabilidade e suporte.” Essa igualdade também geraria um senso de pertencimento, de acordo com ela.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.