Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Como ser uma mulher empoderada? Veja 7 hábitos essenciais

Na semana do Dia Internacional da Mulher, adote dicas que te façam alcançar o empoderamento feminino

Por Lorraine Moreira
6 mar 2025, 10h00
Ser uma mulher empoderada exige alguns comportamentos
Empoderamento feminino ajuda as mulheres na vida pessoal e profissional (Andrea Piacquadio/Pexels)
Continua após publicidade

Empoderamento é uma palavra que ganhou fama nos últimos tempos. Mas o que torna uma mulher empoderada? Encontrar poder dentro de si e tomar decisões a partir disso define essa característica. Apesar de ser fácil compreender o que o termo significa, colocá-lo em prática não é simples. Por isso, na semana do Dia Internacional da Mulher, separamos 7 dicas práticas para colocar na rotina.

Defina o que deseja e tome decisões para alcançar isso

Para ser uma mulher empoderada, é preciso saber o que deseja e ir atrás disso. “Muitas mulheres esperam se sentir confiantes para agir, mas a verdade é que a confiança vem da ação. Aguardar a validação externa para se posicionar pode fazer com que percamos oportunidades valiosas”, explica Thais Requito, especialista em desenvolvimento humano e produtividade sustentável.

“O verdadeiro empoderamento vem quando assumimos o protagonismo da nossa trajetória, mesmo que o medo esteja presente”, acrescenta a profissional.

Ela deixa um exercício prático para atingir isso: sempre que estiver hesitando em tomar uma decisão, pergunte-se: se eu tivesse total confiança em mim, o que eu faria?

Não tenha medo de sair da zona de conforto

A falta de coragem para fazer o queremos, muitas vezes, nos impede de tomar a melhor decisão. “O empoderamento feminino começa com a coragem de arriscar. Nunca subestime sua capacidade de aprender e se adaptar. É preciso confiar no seu próprio potencial, buscar conhecimento constantemente e também não ter medo de desafiar seus padrões”, pontua Maria Eduarda Guerra, CFO da Banlek, a maior plataforma de fotógrafos da América Latina.

Valorize sua liberdade emocional

Diferenciar o amor da possessividade é outro ponto importante. “Lembre-se de que amor não é controle. Sua liberdade para se relacionar e se expressar sem medo ou culpa é inegociável. Cultivar essa consciência fortalece sua autoestima e a torna mais capaz de impor limites saudáveis”, diz Mayra Cardozo, terapeuta e idealizadora do método Alma Livre, que auxilia mulheres a saírem de relacionamentos abusivos.

Continua após a publicidade
Para o empoderamento feminino acontecer, é preciso adotar dicas simples no dia a dia
Se reinventar é uma forma de viver o empoderamento (Antoni Shkraba/Pexels)

Reinvente-se e abrace novos desafios

Uma mulher empoderada recomeça a vida profissional ou pessoal quantas vezes quiser. “Não tenha medo de dar um novo passo na carreira. Reinventar-se exige coragem e autoconhecimento. Essa transformação é fundamental para ampliar suas possibilidades e conquistar espaços onde sua voz e visão possam florescer”, pontua Luciana Lancerotti, consultora, palestrante sobre marketing com práticas sustentáveis para o mundo corporativo e ex-CMO da Microsoft.

Tenha a quem pedir ajuda

Todo mundo precisa de uma rede de suporte para ter apoio ou ajuda na hora de resolver problemas. “Um círculo de apoio pode oferecer orientação e conforto, ajudando a manter sua saúde mental e emocional em dia”, explica Mayra. Amigos, familiares e profissionais especializados também podem ajudar em situações de perigo, como o abuso emocional.

Tenha limites

Qualquer relacionamento, seja de amizade, familiar ou amoroso, precisa de limites claros. “Definir o que é aceitável em um relacionamento é fundamental para manter sua integridade e bem‑estar. Seja firme na sua decisão de não tolerar comportamentos que restrinjam sua liberdade e que impeçam você de viver plenamente sua vida”, acrescenta a terapeuta.

Continua após a publicidade

Ajude a transformar os ambientes

Se você está na liderança, pode transformar o ambiente e as mulheres que trabalham nele. “Criar ambientes que promovam a inclusão das mulheres, seja no acesso a novos mercados ou através da liderança, ajuda a garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento e liderança que os homens”, diz Marcela Fernandes, analista de marketing da Fornalha Mineira.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.