Benéfica para o corpo e mente, a yoga ganha cada vez mais adeptos e visibilidade dentre as práticas que auxiliam a nossa saúde. Mas você já ouviu falar que ela também pode ser uma aliada para a estética do rosto? A yoga facial é uma técnica que envolve uma série de exercícios para o rosto projetados para tonificar e fortalecer os músculos dessa região e também do pescoço. Assim como a tradicional trabalha o corpo e a mente por meio de posturas físicas e técnicas de respiração, a técnica para a face concentra-se especificamente nesta região.
O que é yoga facial?
A prática do yoga facial envolve a realização de uma variedade de movimentos, como contrair e relaxar os músculos, fazer caretas suaves, massagear a pele e praticar exercícios de respiração facial. Esses exercícios visam estimular a circulação sanguínea, melhorar a elasticidade da pele, aumentar o tônus muscular e reduzir a tensão facial.
“Assim como o nosso corpo precisa de atividade regular para ficar firme e tonificado, os 57 músculos do rosto e pescoço também devem ser exercitados com essa mesma finalidade”, explica Alessandra Scavone, fonoaudióloga, autora do livro Mudança de Vida Facial com Yoga Facial e fundadora do método MASC.
Fonoaudióloga há 28 anos, Alessandra é especialista em músculos da face e tem passagem pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde trabalhou com pacientes com paralisia facial.
“Meu trabalho vai além da estética, já que também tem a ver com a saúde. Muitas pessoas têm assimetrias faciais importantes e, mais ainda, bruxismo ou tensão e dores que incomodam até na hora de dormir. A partir do método que criei, é possível equilibrar os músculos que estão flácidos, fazer a tonificação e buscar relaxamento para movimentos de tensão – que levam às rugas ou bruxismo.”
O que diferencia essa prática de outras automassagens faciais?
“Quem não faz exercício físico, ou para por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo acontece com a musculatura da face: se ela não é trabalhada, perde a tonificação e isso prejudica a sustentação da pele”
Alessandra Scavone
Segundo Alessandra, as automassagens faciais normalmente não levam em consideração a musculatura do rosto. Já na yoga facial, a musculatura é o grande foco dos exercícios.
A especialista explica que a técnica consiste em realizar uma série de movimentos pensados em conjunto com a respiração, além de trazer maneiras de trabalhar cada área de forma diversificada, ou seja, sempre mudar os exercícios para que os músculos não se acostumem. De acordo com a fonoaudióloga, cada músculo é diferente e tem uma função, e por isso é tão importante exercitá-los na quantidade correta.
A boa notícia é que, como os músculos da face são muito menores do que os do corpo, emprega-se menos tempo para conseguir a firmeza e o tônus desejados. “A pele, que está conectada naturalmente aos músculos do rosto, também se levanta e fica com aspecto mais firme, ou seja, há a redução de linhas e rugas”, explica Alessandra.
7 benefícios da yoga facial
Manter os ossos da face com um volume adequado e saudáveis, reduzir bruxismo e apertamento, liberar a tensão e estimular o fluxo sanguíneo são alguns dos benefícios citados pela especialista. Confira outras vantagens da prática:
- Melhora a qualidade da pele e tônus muscular subjacente;
- Tonifica e reeduca os músculos faciais;
- Elimina linhas finas;
- Suaviza rugas profundas;
- Estimula o crescimento de colágeno e elastina saudáveis;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Dá à pele uma aparência refrescante e radiante.
Com que frequência praticar?
Alessandra recomenda que os exercícios sejam feitos, inicialmente, todos os dias, até para que a pessoa crie um hábito. Eles podem ser feitos durante o dia, deixando o rosto tonificado antes de sair de casa, mas também antes de dormir, já que ajuda a relaxar.
Yoga facial para fazer em casa
Antes de tudo: é muito importante fazer os movimentos de maneira correta e também realizar a quantidade indicada para garantir bons resultados. Além disso, é interessante utilizar algum cosmético na automassagem, já que um potencializa o efeito do outro.
- PESCOÇO
Comece olhando para frente. Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito e, em seguida, incline a cabeça para trás, segure de 6 a 8 segundos. Volte a cabeça a posição normal. Vire a cabeça para a esquerda, alinhada com o seu ombro esquerdo, incline a cabeça para trás e mantenha-a nesta posição por 6 a 8 segundos. Repita 3 vezes.
- PAPADA
Passo 1) Apoie o cotovelo com a outra mão ou em uma mesa à sua frente. Empurre o queixo para baixo, sobre o topo dos dedos como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por 3 respirações profundas.
Passo 2) Coloque sua cabeça para trás e empurre sua língua contra o palato 10 vezes. Volte à posição normal e repita mais 1 vez.
- BOCA
Para quem fica muito no celular, um ótimo exercício. Beijos em direção ao céu, 10 vezes. Incline a cabeça para trás suavemente, até onde você se sinta
confortável, para alongar e fortalecer o músculo platisma no pescoço, mande “beijos” ao céu, 10 vezes. Faça o som do beijo de maneira forte, audível. Então, relaxe o rosto e respire fundo. Importante: como não estou ao seu lado, vendo se você está realizando corretamente, por favor, verifique se ao realizar os beijos, você não está enrugando a região acima dos seus lábios. Se estiver, coloque os seus dedos indicadores, um de cada lado dessa região e segure-os de maneira a alongar e não enrugar durante o exercício.
- BOCHECHAS
Esconda os dentes com os lábios e faça um “O” com a boca. Então, faça um sorriso (para cima) tão largo quanto possível e mantenha os dentes escondidos. Retorne à posição inicial, isto é, continue com a boca em forma de O, porém sem o sorriso. Então faça novamente o sorriso. Vá e volte nesse
sorriso por 6 vezes. Importante: para trabalhar a musculatura sem enrugar a sua pele, coloque as suas mãos de maneira a fazerem um lift no seu rosto.
- OLHOS
Coloque ambos os dedos médios juntos entre as sobrancelhas. Em seguida, aplique pressão nos cantos externos dos olhos com os dedos indicadores, olhe para cima e comece a “quase” fechar os olhos. Sinta suas pálpebras inferiores moverem-se para cima tanto quanto você pode, então relaxe e repita mais seis vezes. Para terminar, pressione os olhos fechados por dez segundos, abra e relaxe. Esse exercício é ótimo para reduzir bolsas sob os olhos, amenizar linhas e tonificar o músculo orbicular.
É importante ressaltar que os resultados do yoga facial podem variar de pessoa para pessoa, e a prática regular e consistente é geralmente recomendada para obter benefícios significativos. Além disso, é sempre bom consultar um profissional qualificado ou um instrutor antes de iniciar essa prática, especialmente se você tiver algum problema de saúde ou estiver em tratamento dermatológico.