Nova variante da Covid-19 é encontrada em Sorocaba
De acordo com o Centro de Contingencia do Coronavírus, a cepa ainda não tinha sido vista no Brasil
Uma mulher de 34 anos foi diagnosticada na manhã de hoje (31) com um nova variante da Covid-19. Ela afirmou não ter feito viagens internacionais e nem nacionais. Para o G1, Paulo Menezes, diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, relatou que a cepa pode ser a sul-africana, que até então não tinha sido encontrado no Brasil.
A variante foi descoberta em Sorocaba, interior de São Paulo. O município também tem registros de pessoas contaminadas pelas variantes do Reino Unido, Minas Gerais e Manaus (AM).
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a variante se parece com a da África do Sul, mas, como a mulher relatou que não fez viagens, há a hipótese de que seja uma nova variante ou até uma evolução das que já existem.
“Foi submetido o trabalho já descrevendo essa variante. É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes da África do Sul. Então, portanto, existe a possibilidade de que seja uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul”, explicou o presidente.
Ainda não há informações sobre a velocidade de contagio dessa variante. Além disso, o fato de ter sido identificada em um hospital de Sorocaba não significa que a pessoa seja de lá.
Já a prefeitura disse que a Vigilância Epidemiológica não foi avisada pelo estado, por isso pede um posicionamento. Entretanto, a TV TEM apurou que o executivo recebeu, sim, a informação sobre o ocorrido e espera mais detalhes.