Especialistas de diversas áreas indicam os métodos capazes de acabar com a
TPM mensal
Foto: Dreamstime
Todo mês é a mesma história: alguns dias antes de menstruar, você suporta dores de cabeça e nas mamas, inchaço nos pés e mãos, cólicas, alterações de apetite e no sono, além de ficar irritada, deprimida, ansiosa e de sofrer drásticas mudanças de humor. Ou seja, um ou outro sintoma físico e psíquico ou vários juntos da tensão pré-menstrual, a famosa e insuportável TPM, dão o ar da graça.
Acredite, evitar essa tortura não é uma missão impossível e está ao seu alcance. Para ajudá-la, consultamos especialistas de diversas áreas. Então, conheça os métodos que prometem varrer esses dias difíceis da sua vida.
Pílula:
Nem as mais otimistas mulheres sonhavam com um contraceptivo capaz de evitar a gravidez e de combater a TPM ao mesmo tempo. Ele existe e tem nome: YAZ®. Essa pílula, cuja composição é derivada da progesterona, diminui a retenção de líquido e alivia o inchaço. Também reduz as alterações hormonais e as mudanças de humor. Cada cartela tem 24 comprimidos.
Dieta:
· O excesso de sal deve ser evitado, pois aumenta a retenção de líquido.
· Por elevarem a serotonina, conhecida como hormônio do prazer, as massas e chocolates podem gerar impressão de necessidade contínua de consumo e falsa sensação de bem-estar. Se não quer engordar, evite-os!
· Chá, café e refrigerante devem ficar longe do cardápio, pois são ricos em xantinas, substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor.
· A soja tem de fazer parte da sua rotina. Rica em isoflavonas, diminui a dor nas mamas e o “peso” da pelve.