Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Se pudesse, você atrasaria a menopausa em 20 anos? Isso já é uma realidade

Entenda mais sobre o tratamento que divide opiniões e que deve chegar ao Brasil no ano que vem.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 09h56 - Publicado em 16 set 2019, 09h25
Female body fragment in bikini with gender symbol, clock. Concept of menstruation period, pregnancy or menopause. Vector illustration in flat style (Kseniya Ozornina/Getty Images)
Continua após publicidade

O procedimento é controverso, está sendo estudado, mas já é uma realidade e promete atrasar em até 20 anos a menopausa. O tratamento com esse foco é feito por uma clínica britânica, a ProFram, que planeja chegar ao Brasil em 2020.

De forma simplificada, o procedimento consiste em remover o tecido ovariano da mulher de até 40 anos de idade, congelá-lo e reimplantá-lo quando ela estiver entrando na fase que corresponderia à menopausa. Assim, a paciente continuaria a produzir estrogênio e progesterona, hormônios que param na menopausa, e permaneceria ovulando e menstruando.

Este procedimento já está em prática há pelo menos 20 anos, mas sempre foi focado em preservar a fertilidade feminina, principalmente em casos de pacientes com câncer. E foi essa experiência que permitiu os médicos acreditarem que o tratamento pode ser usado agora pensando também em atrasar a menopausa.

A empresa diz que a vantagem é evitar o tratamento de reposição hormonal e os desconfortos que a menopausa provoca na maioria das mulheres, além de prevenir problemas que essa fase pode trazer, como osteoporose, doenças cardiovasculares e diminuição da lubrificação vaginal e do desejo sexual.

O tratamento é polêmico e dividiu opiniões da comunidade médica. Alguns especialistas acham que é uma boa saída para melhorar a qualidade de vida, ao passo que outros ficam na dúvida se é preciso apelar para algo preventivo tão invasivo, sendo que não é possível saber de antemão se a mulher terá sintomas graves e problemas com a menopausa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.