3 receitas rápidas e práticas para aliviar as cólicas menstruais
Médica nutróloga sugere alimentos que ajudam a aliviar as dores causadas pelas contrações pré-menstruais; confira dicas de preparo!
Dores intensas, desconforto e indisposição ao longo do dia. Esses são alguns sinais de que o seu ciclo menstrual está se aproximando e, com ele, a possibilidade de sentir cólicas também aumenta.
O que muitas mulheres não sabem, ou pelo menos não são informadas, é que a alimentação pode estar diretamente relacionada à frequência e a intensidade dessas dores menstruais, que muitas vezes as impedem de realizar diversas atividades diárias, como exercícios físicos e até mesmo as tarefas do trabalho.
Para iniciar uma mudança radical que poderá aliviar ou diminuir a frequência dessas dores, é importante entender que transformar alguns hábitos alimentares pode ser um ótimo começo dessa jornada contra as cólicas.
Para isso, conversamos com a médica nutróloga Hellenna Dutra que revela quais são os alimentos podem ajudar no alívio e na diminuição de cólicas menstruais. Ela também compartilha algumas de suas receitas deliciosas usando alguns desses superalimentos para tornar esse período menstrual ainda mais leve e agradável. Veja só:
Alimentação versus organismo
Segundo Hellenna, um dos principais fatores relacionados à propensão ao desenvolvimento de cólicas menstruais mais intensas é justamente aquilo a que estamos acostumadas a ingerir nos dias que antecedem o ciclo menstrual: os famosos e irresistíveis alimentos industrializados.
“Todas nós sabemos que os componentes presentes em alimentos industrializados, como salgadinhos, refrigerantes, chocolates e outros doces são ricos em sódio e gorduras saturadas. Esses componentes tendem a aumentar a retenção de líquidos e o inchaço, que agravam a sensação de dor e incômodo durante o ciclo menstrual”, explica a médica especialista em nutrologia no interior de São Paulo.
“De nada adianta se não começarmos pela alimentação, já que as dores menstruais podem ser influenciadas por tudo o que consumimos. Alguns desses alimentos podem fazer diferença na saúde de qualquer mulher”, acrescenta.
Toda essa sugestão de novos hábitos, segundo a médica, não indica uma restrição rígida contra alimentos ricos em ingredientes industrializados, mas sim a necessidade de maior controle e redução, principalmente em casos de histórico genético relacionado a doenças crônicas.
“Não se trata de terrorismo nutricional, já que, na prática, uma redução drástica pode levar à compulsão. O ideal é reduzir gradualmente o consumo, até que esses alimentos sejam reservados para momentos específicos, especialmente para quem tem histórico de diabetes ou pressão alta, por exemplo”.
Quais alimentos ajudam a aliviar as cólicas?
Entre os alimentos que podem ajudar a reduzir ou aliviar as cólicas, Hellenna explica que as melhores opções são aquelas ricas em nutrientes que ajudam a desinflamar o corpo, famosos alimentos anti-inflamatórios.
“O gengibre, as sementes de chia e o abacate são alguns dos alimentos que apresentam maior concentração de nutrientes anti-inflamatórios. De forma natural, eles ajudam a reduzir a inflamação, o inchaço que resultam na intensidade das dores. Consumir essas alternativas durante o período menstrual pode ser uma ótima estratégia para amenizar alguns desses sintomas”, pontua.
A seguir, confira 3 receitas rápidas e deliciosas, sugeridas pela nutróloga, usando esses três alimentos que poderão te salvar contra as cólicas menstruais:
Receitas rápidas para aliviar as cólicas menstruais
Smoothie cremoso de abacate
Tempo de preparo: 20 minutos
Rende 4 porções
Ingredientes
- Polpa de 1 abacate maduro
- 1 pote de iogurte natural desnatado (200g)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água de coco gelada
- 1/2 pera sem casca e sem sementes picada
- 1/2 xícara (chá) de hortelã picada
- Mel a gosto
- Hortelã para decorar
Modo de preparo
Coloque no liquidificador o abacate, o iogurte, a água de coco, a pera, a hortelã e o mel. Bata até obter um smoothie cremoso e homogêneo. Assim que estiver pronto, despeje o smoothie de abacate em tigelas ou bowls e decore com as folhas frescas de hortelã. Se preferir, você pode adicionar um pouco de mel para uma apresentação ainda mais bonita e um toque extra de doce.
Pudim saudável de manga com chia
Tempo de preparo: 3 horas e 30 min
Rende 4 porções
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco ou amêndoas
- 3 colheres (sopa) de sementes de chia
- 3 colheres (sopa) de coco ralado + para polvilhar
- 3 colheres (sopa) de mel
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 manga palmer pequena picada em cubos
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture o leite de sua preferência, as sementes de chia, o coco ralado, o mel e o extrato de baunilha. Cubra a tigela e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Depois, mexa novamente, cubra e leve à geladeira por mais 3 horas.
Enquanto isso, bata a manga picada no liquidificador até obter um purê. Em seguida, monte as camadas da mistura de chia com o leite em copos ou tigelinhas individuais e adicione o purê de manga por cima. Finalize polvilhando com coco ralado e sirva logo em seguida, ou mantenha na geladeira até a hora de servir.
Chá de gengibre com canela
Tempo de preparo: 15 minutos
Rende 4 xícaras
Ingredientes
- 1 pedaço de gengibre fresco (cerca de 5 cm), descascado e fatiado
- 1 canela em pau
- 960 ml de água
- Mel a gosto (opcional)
- Suco de limão a gosto (opcional)
Modo de Preparo
Comece fervendo a água em uma panela. Assim que a água estiver fervendo, adicione as fatias de gengibre e a canela em pau. Reduza o fogo e deixe o chá em infusão por cerca de 10 a 15 minutos; quanto mais tempo deixar, mais forte será o sabor.
Após o tempo de infusão, coe o chá em uma jarra ou sirva diretamente nas xícaras. Por fim, adicione mel a gosto e, se preferir, um pouco de suco de limão. Sirva quente.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.