Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Receitas caseiras combatem mesmo a dengue?

Descubra se o que as pessoas andam dizendo por aí sobre formas naturais de afastar o Aedes aegypt é verdade

Por Júlia Arbex (colaboradora)
Atualizado em 11 abr 2024, 20h32 - Publicado em 3 Maio 2015, 05h00
Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Só se fala nisso: nos últimos meses, houve um aumento surpreendente de casos de dengue no Brasil. De acordo com o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, feito até 28 de março, 460 mil pessoas já foram infectadas em 2015 (quatro vezes mais do que a quantidade de casos registrados no mesmo período de 2014!). E o que fazer para não ser picada pelo mosquito que transmite a doença? Você já deve ter lido na internet ou ouvido alguma amiga falar sobre receitinhas caseiras que servem como repelente contra o mosquito Aedes aegypt. Mas será que eles realmente funcionam? Consultamos Ademir Martins, biólogo e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Paulo Olzon, clínico-geral da Unifesp, para saber ­se esses métodos são mesmo eficazes.

Vela de citronela

A planta citronela é conhecida por afugentar mosquitos, tanto é que seu óleo é bastante usado na fabricação de repelentes. Colocar uma vela em casa não faz mal, mas o método não garante que o mosquito vá embora de fato.

Alho e cebola

Se você ingerir esses temperos em excesso, pode afastar o mosquito por causa do cheiro que vai exalar pelo suor, mas não se trata de uma proteção muito garantida. Além disso, seu hálito não ficará dos mais agradáveis.

Cravo-da-índia

Uma receita que também tem sido divulgada como eficaz para manter o mosquito da dengue longe é a do repelente feito com cravo-da-índia e álcool de cereais. Mesmo não sendo preparada com álcool de limpeza, não é recomendável passar a mistura na pele, pois ela não passou pelo controle de qualidade da Anvisa.

Suco de inhame

Muitas pessoas têm falado que tomar suco de inhame, rico em vitaminas do complexo B, que deixam nossa pele com um cheiro que desagrada mosquitos, afastaria o Aedes aegypt. Mas não existem estudos que comprovem essa ação. E há muita gente dizendo que esse suco seria um bom remédio também para quem já está com dengue, mas não há comprovações disso, de acordo com os especialistas que entrevistamos. Apresentou sintomas suspeitos? Não tome medicamentos por conta própria, mantenha o corpo bem hidratado e vá logo para o hospital.

Continua após a publicidade

E os repelentes industrializados?

Os mais indicados são os que possuem DEET ou icaridina, substâncias eficazes contra o mosquito da dengue. Olhe no rótulo! Saiba como usar o produto:

  • Passe o repelente sempre por cima do protetor solar ou do creme hidratante.
  • O ideal é reaplicar o produto a cada três horas ou toda vez que se molhar.
  • Se você transpira muito, passe o repelente com mais frequência.

O melhor é acabar com os criadouros do mosquito. Nada de água acumulada!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.