Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Qual é a maior queixa dermatológica em cada idade e como tratá-las?

A pele muda gradativamente ao longo de toda a vida; especialista conta como isso se traduz nas preocupações e nos cuidados diários de saúde e beleza.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 24 abr 2023, 18h28 - Publicado em 24 ago 2018, 00h47
Girls Friendship Togetherness Community Concept (Rawpixel/ThinkStock)
Continua após publicidade

Até se tornar adulta, toda pessoa passa por duas fases da pele: uma que causa maravilhamento – aquela pele perfeita de bebês e crianças – e uma que pode não ser tão incrível assim – a pele da adolescência, que muitas vezes é acometida pela acne. Quando chegam os 20 anos, começa uma nova etapa: a do amadurecimento e das mudanças gradativas, década a década, na saúde e na aparência da cútis.

Conversamos com a médica dermatologista Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para entender como as alterações que surgem daí por diante se manifestam nas preocupações e nos cuidados diários com a pele por parte das mulheres. “A cada fase, aumenta a intensidade das ações, dos produtos, dos procedimentos”, adianta. “O importante é começar a prevenção o quanto antes e aderir com seriedade aos tratamentos no decorrer da vida.”

Vem saber como é isso em cada faixa de idade.

20 anos: Como preparar a pele para ela sofrer menos impactos no futuro?

“Se ainda houver resquícios de acne, é importante realizar uma investigação de alterações hormonais e tratá-las”, alerta Alessandra. Uma abordagem interdisciplinar entre dermatologista e endocrinologista pode ser bem interessante. A escolha de produtos para tratamento, como sabonetes antioleosidade e géis secativos, e de filtro solar deve ser feita em consultório, assim como a indicação de procedimentos como limpeza de pele e peelings.

Quando a pele estiver recuperada, os cuidados passam a ser os mesmos adotados desde o início por quem não tinha a acne como problema na entrada da vida adulta: uma rotina de limpeza duas vezes ao dia (uma pela manhã e uma à noite, antes de dormir), com lavagem, tonificação e hidratação, a aplicação de protetor solar adequado ao tipo de pele toda manhã (com reaplicação no começo da tarde) e algum tratamento leve com produto que traga vitamina C ou outro anti-oxidante entre seus princípios ativos.

Woman caring of her beautiful skin on the face standing near mirror in the bathroom. Beautiful young woman applying moisturizer on her face. Smiling girl holding little jar of skin cream and applying lotion on face.
(Ridofranz/ThinkStock)

30 anos: O que posso fazer para minha pele não perder a firmeza precocemente?

A dermatologista explica que “é aqui que começa a perda natural da firmeza da pele, já que o organismo passa a fabricar o colágeno em uma velocidade menor que a do desgaste diário das fibras desta proteína”. São adotados, então, produtos de tratamento voltados à estimulação da produção de colágeno, para evitar a flacidez.

Aos cuidados diários dos 20 anos acrescentam-se cremes de tratamento mais potentes, com o intuito de prevenir o surgimento de manchas na pele. Os melhores princípios ativos para este fim são o ácido retinoico e ácido glicólico.

Os procedimentos em consultório dermatológico também podem ser fortes aliados para frear eventuais manchas e dar um up na produção de colágeno; lasers e microagulhamento costumam fazer sucesso nesta faixa etária.

40 anos: Como reforçar a firmeza e manter a textura da pele?

Segundo Alessandra, “mesmo com todos os cuidados em dia, é natural que a partir dos 40 anos ocorra um maior aparecimento de rugas e flacidez na pele”. Por isso, nesta fase introduz-se o uso de um creme de tratamento para o dia (sob o protetor solar) e de um creme de tratamento noturno mais forte, com princípios ativos voltados à firmeza da pele – destaque para o ácido hialurônico, a vitamina C e a vitamina E.

No consultório dermatológico já dá para pensar em radiofrequência (simples ou com microagulhamento) para estimular de forma mais potente a produção de colágeno e em preenchimentos pontuais com ácido hialurônico.

Continua após a publicidade

50 anos em diante: De que modo posso recuperar a textura da minha pele?

A pele madura requer de certos cuidados
(Ridofranz/ThinkStock)

A chegada da menopausa, com suas intensas alterações hormonais, tem consequências na pele, como esclarece a dermatologista: “A flacidez se intensifica, porque há uma queda significativa na produção de colágeno, as rugas se estabelecem, a textura muda”.

Neste momento, é importante não descuidar do uso de produtos de tratamento se quiser manter a saúde e a beleza da pele e minimizar os estragos. Os cremes passam a ser poderosos compostos com elementos firmadores, preenchedores e antioxidantes.

Em termos de procedimentos, é a hora de ir mais fundo. Muda o tipo de ação, que deve ser mais profunda. São indicados o ultrassom microfocado, os bioestimuladores de colágeno, lasers que atinjam camadas mais profundas da pele e preenchimentos.

Independentemente da idade…

– O protetor solar nunca pode ser deixado de lado: aplique-o diariamente, mesmo que esteja nublado ou chovendo, pois os raios ultravioletas responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele ultrapassam as nuvens e nos atingem nessas condições climáticas;

Continua após a publicidade

– Hidrate-se também de dentro para fora: o organismo hidratado é importante para a saúde e facilita a ação dos produtos de tratamento para a pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.