Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Os benefícios do banho de assento para a saúde íntima, mental e espiritual

Não é um mito das nossas avós, isso é garantido. Essa prática é ancestral e tem vários benefícios

Por Colaborou: Esmeralda Santos
Atualizado em 20 abr 2020, 16h13 - Publicado em 18 mar 2020, 21h31
 (Seksak Kerdkanno / EyeEm/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma coceirinha ou um mal cheiro repentino nas partes intimas pode ser resolvido com algo que muitas mulheres acreditam ser um mito. Os banhos de assento são métodos ancestrais e que podem resolver alguns problemas da nossa saúde íntima.

Não é um mito das nossas avós, isso é garantido. Segundo a enfermeira e Ginecoterapeuta Michelle Ribeiro, os benefícios do banho de assento incluem “auxilio na cicatrização, no combate das infeções e equilibra o PH da vulva”, além de ser um grande aliado no tratamento de doenças localizadas no baixo ventre.

Michelle atua há 4 anos com o Eu Leoa Therapy atendendo mulheres gestantes, em pós parto e não grávidas com a ginecologia natural, algo que hoje em dia se tornou tão popular quanto os banhos de assento. “O Leoa é focado na saúde da mulher, respeitando a sabedoria cíclica do corpo feminino, contribuindo para a conexão do nosso corpo e emoções”, explicou a profissional.

Mas afinal, como fazer?

Antes de tudo, é fundamental consultar o seu ginecologista para entender que tipo de problema há na sua região íntima. “O banho de assento funciona, mas se há um corrimento recorrente, por exemplo, é preciso investigar com um profissional as causas”, explica Michelle.

O banho de assento é hidroterápico (tratamento feito através da água, de várias formas), utilizado com ou sem ervas. Há outros medicamentos que são de uso exclusivo do banho de assento, e é essa a importância de procurar um médico: saber quando e o que usar.

Continua após a publicidade

É simples, rápido e se feito da maneira correta, eficaz. Você precisa apenas de uma bacia limpa (bem limpa, por favor) água fervida e alguma erva. Depois de ferver a água com as ervas e deixar amornar, coloque a água na bacia e sente por 5 a 10 min. Na maioria das vezes, é necessário repetir o processo duas vezes ao dia.

Para além do ginecológico

Michelle explica, que para além da saúde íntima, as ervas atuam também na energização do corpo. “Também trabalha a energia vital e mental. As ervas medicinais possuem uma frequência energética, ou seja, é um remédio energético poderoso, que proporciona resultados curativos e benéficos para o trinômio corpo, mente e espírito”.

Essa prática é uma forma de autocuidado. “Além de cuidar da saúde íntima de forma natural e energizar o corpo com as ervas, é um momento de conexão com o seu sagrado feminino. Momento em que você se toca, se cura, se entende e tem um encontro consigo”, explica Michelle.

Continua após a publicidade

Quais ervas usar?

Michelle aponta que o ideal é utilizar de ervas fitoenergéticas, mas que também tenham a ação cicatrizante e anti-inflamatórias. “Camomila, barbatimão, amora branca, malva e artemisia, são acolhedoras. Vitalizam as energias positivas e promovem bem estar físico e emocional”.

Mas sempre consulte um médico ginecologista ou enfermeiro antes, pois há plantas que podem ser prejudiciais. “Algumas plantas são tóxicas e podem causar problemas para a sua saúde. Como a arruda, por exemplo”. O banho é contra indicado nos casos de gravidez  e lactação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.