Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sul da Índia adota isolamento contra vírus de alta mortalidade

Escolas, escritórios e transportes públicos permanecem temporariamente fechados a fim de estabelecer uma contingência emergencial

Por Sarah Brito
Atualizado em 13 set 2023, 16h29 - Publicado em 13 set 2023, 15h25
Diversas escolas, escritórios e transportes públicos permanecem fechados após a recomendação de autoridades de saúde (DeFodi Images News/Reprodução)
Continua após publicidade

As autoridades do estado de Kerala, no sul da Índia, vem realizando uma verdadeira operação preventiva contra a propagação do vírus chamado Nipah, uma tipologia de contágio da espécie Henipavírus que atinge alguns estados indianos, que já infectou 130 pessoas e deixou dois mortos apenas nesta semana.

A medida de isolamento realizada pelas autoridades indianas inclui o fechamento de diversas escolas, escritórios e até mesmo o controle de circulação de pessoas em transportes públicos. Segundo a Ministra de Estado, Veena George, a medida de isolamento é uma maneira de iniciar o rastreamento de contágio do novo vírus: Estamos nos concentrando em rastrear precocemente os contatos de pessoas infectadas e isolar qualquer pessoa com sintomas”, declarou George.

Crianças indianas brincando em um parquinho
Um adulto e uma criança morreram após apresentarem sintomas da doença de Nipah. Autoridades recomendam isolamento social (Pexels/Reprodução)

Autoridades de saúde locais informaram que 130 pessoas testaram positivo para o vírus, e que um adulto e uma criança morreram após apresentarem sintomas.

A nova variante que atinge o sul da Índia se trata de uma cepa descendente de uma outra identificada em Bangladesh, no início de agosto. O Nipah vírus possui uma alta taxa de letalidade, mas, em contrapartida, sua taxa de contágio é consideravelmente baixa“O movimento público foi restringido em partes do Estado para conter a crise médica”, completou a diplomata.

Continua após a publicidade

O que é o Nipah vírus?

O Nipah vírus pertence à família Paramyxoviridae, responsável por desenvolver a doença de Nipah, que pode ser transmitida aos seres humanos através do contato com fluidos corporais de morcegos e porcos, provocando o desenvolvimento de síndromes respiratórias agudas até encefalias mortais.

Seu primeiro registro foi em 1999, durante um surto entre criadores de suínos e outras pessoas que mantinham contato próximo com animais selvagens nas regiões da Malásia e de Cingapura.

Morcegos pendurados em uma árvore
Morcegos são alguns dos animais responsaveis pela primeira transmissão do vírus henipahvírus, responsável pelo desenvolvimento da do ença de Nipah (Pexels/Reprodução)
Continua após a publicidade

Durante este primeiro surto, 21 dos 23 infectados pelo Nipah vírus vieram a óbito. Mais tarde, entre 2019 e 2021, outras 2 pessoas morreram devido aos sintomas da doença.

Desde 30 de agosto, o governo indiano registou 2 mortes pelo Nipah vírus, reforçando as autoridades e população a tomarem medidas de contingência em caráter de urgência em sete vilarejos do distrito de Kozhikode.

Sintomas do Nipah vírus

Os sintomas do Nipah vírus podem incluir:

Continua após a publicidade
  • Dor muscular;
  • Encefalite, que é a inflamação do cérebro;
  • Desorientação;
  • Náuseas;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Diminuição das funções mentais, que pode evoluir para o coma em 24 a 48 horas.

Até o momento, não existem alternativas medicamentosas e vacinas para a prevenção do Nipah Vírus, apenas o tratamento de seus sintomas. Também não foram registrados casos fora da Índia. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.