Mortes por dengue em São Paulo sobem de 19 para 33 em uma semana
Aumentou foi de 73,6% em apenas 7 dias, e cidade está em estado de alerta
São Paulo registrou 33 mortes por dengue de janeiro até 27 de março, um aumento de 73,6% em apenas uma semana. E este número pode aumentar, já que outros 80 óbitos estão em investigação.
As informações são do boletim epidemológico da Secretaria Municial da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (01). Até o dia 20 de março, a capital acumulava 19 mortes – para se ter uma ideia do tamanho da crise, 2023 inteiro somou 10 mortes pela doença.
Aumento nos casos de dengue
Já o número de casos de dengue em São Paulo aumentou 2.183%, quando comparado o mesmo intervalo de 2023. Este é o maior número desde 2015.
Atualmente, a incidência da doença é de 742,6 casos a cada 100 mil habitantes, o que levou a prefeitura a declarar estado de emergência.
Vacinação contra a dengue
São Paulo e outros 49 municípios do estado receberão doses da vacina contra a dengue para imunizar adolescentes entre 10 e 14 anos em abril, destinadas principalmente para a aplicação de primeiras doses.
No momento, adultos e crianças menores de 10 anos não podem receber o imunizante pela rede pública.
Prevenção da dengue
É essencial tomar cuidados contra a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal vetor da doença. Para isso, é preciso investigar possíveis reservatórios de água parada, como caixas d’água, vasos de plantas, que devem receber areia ou ter a água trocada com frequência, e garrafas sem tampa.
Também vale apostar no uso de repelentes contra insetos, que ajudam a reduzir as picadas dos mosquitos.