Cientistas ampliam lista de sintomas da Covid-19. Veja os 7 sinais
Pesquisa do Reino Unido com dados de dezenas de milhares de pessoas embasou a inclusão de mais quatro sintomas
Fadiga, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia deveriam estar na lista de sintomas da Covid-19, segundo a avaliação de pesquisadores no Reino Unido. Eles sugerem que completem o rol de sinais expostos nas orientações às pessoas sobre pedir diagnóstico para a doença.
Atualmente, o grupo de sintomas elegíveis para testes que identifiquem a doença inclui tosse, febre e perda de paladar ou de olfato.
A conclusão de que a lista deve ter sete sintomas tem base nos dados coletados pelos aplicativo Zoe, estudo de sintomas da Covid-19 feito em parceria com a King’s College London. A pesquisa foi pioneira em identificar a perda de olfato e paladar como um dos sintomas.
O estudo indica que um paciente que apresente qualquer um desses sintomas deve ter acesso ao teste de PCR, que verifica se há material genético do novo coronavírus na orofaringe e nasofaringe.
Mas o que preocupa o governo é a abrangência desses sintomas que também indicam diversas outras doenças. O temor é não dar conta de testar todo mundo que os apresente.
Mas esses 7 principais sintomas da Covid-19 (tosse, febre, perda de paladar ou de olfato, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia) foram filtrados a partir de informações de saúde fornecidas por 120 mil pessoas ao aplicativo Zoe. Desses, 1,2 mil britânicos relataram diagnóstico positivo para o novo coronavírus.