Quando fizer as unhas, leve seu próprio
kit-manicure.
Foto: Dreamstime
Manicures e clientes precavidas vivem de olho na esterilização de alicatinhos e pazinhas para evitar infecções. A maioria das pessoas não tem noção de como a Hepatite é facilmente transmissível, afirma Hoel Sette Júnior, da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
Trata-se de uma doença que quase nunca apresenta sintomas. Geralmente, a descoberta vem em um exame de sangue de rotina ou quando se manifesta a sua pior conseqüência: o câncer no fígado, explica o infectologista André Araújo, do Hospital da Criança, do Rio de Janeiro.
Hepatite A
Durante a estação mais quente do ano, o número de vítimas do vírus da Hepatite A aumenta muito. Isso porque o perigo se esconde na água. Para que o vírus se instale, basta dar um mergulho no mar e engolir umas gotinhas infectadas de água ou mastigar pedras de gelo feito com água de fonte contaminada.
Transmissão: por via oral, principalmente por meio da água e de alimentos contaminados com o vírus. Trata-se de uma doença altamente transmissível de uma pessoa para outra por saliva, sangue e contato sexual.
Sintomas: náusea, diarréia, vômito, dor nas articulações, escurecimento da urina e amarelamento da pele e da parte branca dos olhos.
Diagnóstico: via exame de sangue específico.
Tratamento: A Hepatite A é considerada benigna: em 99% dos casos o fígado se recupera. Por isso, a vacina para essa doença não faz parte do programa de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde, diz a médica Flavia Bravo, do Rio de Janeiro. Remédios para náuseas e vômitos são receitados, além de repouso e uma alimentação leve.