Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como fazer escalda-pés em casa e seus benefícios

Basta uma bacia, água morna e poucos ingredientes para obter propriedades relaxantes, antifúngicas e desintoxicantes

Por Kalel Adolfo
23 jul 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O escalda-pés caseiro é uma ótima opção para quem busca aumentar a sensação de bem-estar ou simplesmente relaxar após um dia cansativo. E para além dos benefícios emocionais, a prática traz uma série de vantagens para a saúde física, incluindo propriedades antibactericidas e antifúngicas.

    Entrevistamos Fernanda Chauvin, farmacêutica bioquímica especialista em dermatocosmética, que além de explicar a importância da técnica, traz opções de escalda-pés relaxantes e energizantes para o dia a dia. Confira:

    Como fazer escalda-pés

    Antes de tudo, vamos a um passo a passo de como realizar o escalda-pés caseiro. Você precisará, comumente, dos seguintes materiais:

    Passo a Passo

    1. Prepare a bacia

    Encha a bacia com água morna. A temperatura deve ser confortável, não muito quente para evitar queimar a pele.

    Continua após a publicidade

    2. Adicione sais e óleos

    Adicione uma xícara de sais de Epsom ou sal grosso na água. Eles ajudam a relaxar os músculos e a suavizar a pele. Se desejar, adicione algumas gotas de óleo essencial. A lavanda, por exemplo, é ótima para relaxamento, o eucalipto para aliviar dores e o hortelã-pimenta para refrescar.

    3. Mergulhe os pés

    Coloque os pés na água e relaxe por 15-30 minutos. Aproveite esse tempo para ler um livro, ouvir música ou simplesmente descansar.

    4. Seque os pés

    Continua após a publicidade

    Após o tempo de imersão, retire os pés da água e seque-os bem com uma toalha macia. Certifique-se de secar entre os dedos para evitar qualquer umidade.

    5. Hidratação

    Por fim, aplique um hidratante nos pés para manter a pele macia e hidratada. Massageie bem para promover a circulação.

    Benefícios do escalda-pés

    De acordo com Fernanda Chauvin, o escalda-pés promove relaxamento, alívio do estresse e redução da tensão acumulada (o que ajuda a melhorar a circulação, aliviando edema, cansaço das pernas e dores nos pés).

    “Dependendo de qual fizermos, podemos obter ação hidratante, fungicida e bactericida. Alguns também promovem desintoxicação”, afirma.

    Continua após a publicidade

    Contraindicações

    Fernanda afirma que pacientes com diabetes não devem realizar escalda-pés: “Eles podem ter ferimentos nas extremidades, e por conta da água quente, problemas de cicatrização podem surgir”, explica.

    Pessoas com problemas circulatórios também devem evitar, já que a água em altas temperaturas tende a aumentar a vascularização.

    “Caso você tenha feridas abertas ou infecções, faça um escalda-pés com alecrim ou melaleuca, por exemplo, que proporcionam ação fungicida”, indica.

    A especialista também aponta que jamais devemos realizar a prática com água em temperaturas superiores a 40 graus.

    Opções de escalda-pés

    Escalda-pés com sal grosso

    O sal grosso é um ingrediente extremamente comum nos escalda-pés. Segundo a farmacêutica bioquímica, ele promove relaxamento e desintoxicação. “O único risco é utilizá-lo em altas doses, pois isso promove uma desidratação da pele”, pontua.

    Continua após a publicidade

    Escalda-pés relaxante

    Para quem busca um escalda-pés relaxante, Fernanda indica utilizar meia xícara de sal grosso com cinco gotas de óleo essencial de lavanda em água morna.

    Escalda-pés hidratante

    Siga todos os passos anteriores, porém, acrescente à bacia uma colher de sopa de óleo de coco. “Isso irá hidratar bastante a pele”, garante a profissional.

    Escalda-pés fungicida

    Para obter efeito fungicida, use meia xícara de sal grosso, com cinco gotas de óleo essencial de alecrim e cinco gotas de óleo essencial de melaleuca, em água morna.

    Escalda-pés detox

    “Aqui, recomendo colocar meia xícara de sal grosso com meia xícara de bicarbonato de sódio. Depois, adicione cinco gotas de óleo essencial de eucalipto, seguido da água morna”, explica. Neste caso, a mistura promove a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.