O chá de ipê-roxo aumenta a resistência
do organismo contra qualquer infecção
Foto: Dreamstime
Ipê-roxo…
…aumenta a imunidade
Caso tenha contato com alguém doente, fortaleça seu sistema imunológico: tome ½ litro de chá de casca de ipê-roxo (em pequenos goles ao longo do dia), preparado em infusão. Beba o chá no máximo uma vez por semana – mais do que isso pode fazer mal.
Camomila e espinheira-santa…
…diminuem a gastrite nervosa
Se você sente azia e dor de estômago, já foi ao médico e descobriu que a tensão diária é que tem atrapalhado sua digestão, prepare em infusão o chá de camomila com espinheira-santa. Coloque numa garrafinha e tome pequenos goles ao longo de 15 dias.
Amora…
…ameniza os calores da menopausa
Tomar suco de amora diariamente alivia esse sintoma. A folha da planta também serve, em decocção.
Óleo de gergelim…
…cura a conjuntivite
Faça compressas frias ou mornas de chá de rosa-selvagem (ou rosa-canina), preparado com as pétalas em infusão. Em casos mais graves, pingue nos olhos, três vezes ao dia, duas gotas de óleo de gergelim de boa qualidade, prensado a frio (encontrado em lojas de produtos naturais). Depois de aberto, envolva o vidro em um plástico ou papel escuro e armazene na geladeira por no máximo seis meses.
Guiné…
…combate a micose de unha
Prepare um chá de guiné em infusão e passe no local afetado três vezes por dia, com um algodão. Tenha paciência: o tratamento pode durar meses e deve ser seguido por mais um tempo após a cura.
Livre-se de alguns remédios e aposte na cura caseira
Foto: Getty Images
Bicarbonato de sódio…
…acaba com o chulé
Dissolva uma colher (café) de bicarbonato de sódio em 50 ml de álcool e use como desodorante. Ele também é eficiente para diminuir o mau cheiro das axilas.
Banana…
…evita coceira de picadas de inseto
Esfregue sobre a picada a parte interna (branca) da casca de banana. Se a picada já virou uma ferida, molhe um algodão em própolis, coloque na pele e fixe com esparadrapo.
Gengibre…
…acaba com tontura, vômito, bronquite e dor de garganta
Mastigue raiz de gengibre ou faça um chá em infusão e tome três xícaras diárias.
Carqueja amarga…
…recupera da intoxicação alimentar
Tome três xícaras diárias de chá de carqueja amarga, chapéu-de-couro ou qualquer fruta verde não cítrica (como maçã, pera, manga, banana ou goiaba) preparado em decocção. A fruta verde é rica em tanino, excelente para curar diarreia.
A babosa também protege de gripes, resfriados e pneumonia
Foto: Getty Images
Babosa…
…reduz o mal-estar da quimioterapia
A folha estimula as defesas do corpo. Em vez de fazer chá, que tem um gosto horrível, prepare “comprimidos”, descascando a babosa até formar um “filé” da polpa. Corte-o em quadradinhos de 1 cm, disponha-os num prato e leve-os à geladeira por 12 horas. Os quadradinhos formam uma película que isola o gosto ruim. Três desses por dia atenuam os efeitos da quimioterapia.
…trata queimaduras
A babosa tem ação analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e bactericida. Coloque um “filé” da polpa sobre a queimadura por duas ou três horas e depois vire o lado. Evita que a pele forme bolhas, acelera a cicatrização e cessa a dor no mesmo dia.
O jeito certo de preparar chá
Qualquer uma das fórmulas leva duas colheres (sopa) de erva para meio litro de água e dura 12 horas na geladeira…
– Infusão
Método para plantas aromáticas (que soltam cheirinho quando a folha é esmagada). Aqueça a água até exatos 37ºC (use um termômetro), desligue o fogo, ponha a planta na água e deixe agir por dez minutos antes de tomar.
– Decocção
Se a folha tiver cheiro de mato (parecido com o da grama), use o método da decocção. Coloque a planta na água e leve-a ao fogo. Assim que o líquido levantar fervura, marque dez minutos no relógio, desligue e pronto!