Sem fome com Ozempic ou Mounjaro? Saiba como comer bem
Esses erros podem comprometer a saúde e dificultar o processo de emagrecimento
Cada vez mais pessoas estão aderindo às canetas emagrecedoras para perder peso. Mesmo atuando em receptores distintos de saciedade, tratamentos como Mounjaro e Ozempic provocam ações semelhantes no corpo: o controle do apetite e o aumento da saciedade, já que fazem com que a digestão ocorra mais devagar.
Com isso, o paciente passa a comer menos, incentivando o emagrecimento. O problema: quando a ingestão necessária de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas não é alcançada, o resultado é a perda de massa muscular e comprometimento do metabolismo, atrapalhando a perda de peso.
Mas, afinal, como continuar se alimentando bem mesmo quando o apetite some? Conversamos com o nutricionista esportivo Raphael Souza, especialista quando o assunto é emagrecer com saúde, para entender como aliar o tratamento com canetas à uma alimentação equilibrada.
Não sinto fome, e agora?
Quando o apetite diminui, a ideia não é comer menos e, sim, melhor. “É importante fracionar as refeições, priorizando proteínas, carboidratos, gorduras de boa qualidade, vitaminas e minerais”, diz Raphael.
Ou seja, comer menores quantidades distribuídas em refeições espalhadas ao longo do dia pode ser uma boa estratégia quando a fome não aparece.
“Refeições menores, como sopas, vitaminas com whey ou shakes proteicos ajudam a manter o aporte nutricional sem causar desconforto”, explica, esclarecendo que, dependendo da necessidade de cada paciente, a suplementação pode ser acrescentada.
Quais alimentos são mais nutritivos e de fácil digestão?
De acordo com o nutricionista, os melhores alimentos para quem está em tratamento com as canetas emagrecedoras são aqueles que oferecem boa densidade nutricional e fácil digestão. “Frango desfiado, carne magra moída, omelete, ovos e peixes costumam ter boa aceitação e ajudam a preservar a massa muscular”, explica.
“Quando os alimentos sólidos ficam mais difíceis, vitaminas com whey protein, iogurte, frutas e sopas com alguma fonte de proteína são boas estratégias”, acrescenta Raphael.
Esses são os erros mais comuns entre os pacientes; saiba como evitá-los
Um dos erros mais comuns é achar que comer menos vai acelerar o emagrecimento, mas não é o único: “Outro problema frequente é o consumo de calorias líquidas, como bebidas açucaradas, cafés calóricos e sucos, além do excesso de gordura (como manteiga e azeite) na alimentação”, diz.
O nutricionista explica que, mesmo em pequenas quantidades, essas escolhas podem tirar o paciente do déficit calórico e atrapalhar o processo de perda de peso, além de piorar sintomas gastrointestinais.
Quais são as melhores carnes para preparar na air fryer
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







