Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Dá para pegar dengue por contato sexual? Europa confirma primeiro caso

As autoridades de saúde espanhola analisaram o caso e afirmam que a doença teve transmissão sexual.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 07h23 - Publicado em 9 nov 2019, 12h26
Zika Virus mosquito over standing water,3d rendering (nopparit/Getty Images)
Continua após publicidade

O caso de transmissão sexual de dengue foi notificado na Espanha (em Madri), em setembro e, após muita pesquisa, as autoridades confirmaram o ocorrido. Um homem que não vive em área de risco e nem havia viajado para um local onde houvesse a presença de mosquitos transmissores foi diagnosticado com a doença, sendo que seu parceiro estava com dengue.

Como eles tiveram relações sexuais sem proteção, foram analisadas amostras de sêmen. Os resultados deram positivo e ainda mostraram a presença do mesmo vírus (um tipo que circula em Cuba, local onde parceiro contraiu dengue).

As autoridades e a Direção Geral de Saúde Pública da Comunidade de Madri realizaram inspeções e analisaram as áreas por onde o segundo homem transitou para se certificar que não havia mosquitos transmissores. E não havia.

Em entrevista aos jornais espanhóis, Suzana Jimenez, da Direção de Saúde Pública de Madri, disse que um caso de provável transmissão sexual entre uma mulher e um homem já havia sido objeto de um artigo científico na Coreia do Sul.

As autoridades de saúde da Espanha estão tratado o caso como certo de transmissão sexual, o que pode indicar a descoberta de um outro mecanismo de transmissão do vírus.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.